São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

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Governo anuncia início do trecho sul do Rodoanel

Secretaria dos Transportes diz que Ibama liberou obra, que pode levar quatro anos

Com 57 km de extensão, construção possibilitará a caminhões o desvio da avenida dos Bandeirantes e das marginais na cidade

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado dos Transportes pretende iniciar em dez dias as obras do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, que vai ligar a rodovia Régis Bittencourt ao ABC paulista -passando pela Anchieta e Imigrantes. Um dos principais objetivos do Rodoanel é desafogar o trânsito de São Paulo. Com a construção do trecho sul, com 57 km, os caminhões com destino ao porto de Santos não precisarão mais passar pela avenida dos Bandeirantes e pelas marginais.
Segundo a secretaria, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) deu aval anteontem para que a licença de instalação do empreendimento seja concedida. Agora, o documento favorável ao projeto segue do Ibama para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que deverá dar a licença. De acordo com a pasta ambiental, o aval ainda não chegou oficialmente.
Ainda segundo a Secretaria dos Transportes, as obras, que devem ser concluídas num prazo de 48 meses, começarão pelos trevos, cujas construções são mais demoradas. O primeiro ponto a ser construído será o trevo da Régis Bittencourt, no final do trecho oeste do Rodoanel. Depois, será feita a passagem pela estrada de Itapecerica da Serra e de Parelheiros. Na seqüência, serão feitas as pontes das represas Guarapiranga e Billings. Os trabalhos continuam no trevo da Imigrantes, da Anchieta e, por fim, na conexão da avenida Papa João Paulo 23, em Mauá.
Para possibilitar a execução da obra, cerca de 1.700 famílias terão de ser retiradas do local onde vivem e reassentadas. A secretaria elabora, no momento, um cadastro social da população afetada para obter o número exato de pessoas.
No total, estão previstos gastos de R$ 2,58 bilhões com a construção do trecho sul. Além disso, mais R$ 1 bilhão deve ser usado para desapropriar terrenos, realocar a população e fazer a compensação ambiental.
O advogado eleitoral Alberto Rollo diz que não há problema em iniciar a obra nesse período de campanha, já que a construção do trecho sul estava prevista no Orçamento.

Propaganda política
O site da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição inflou os investimentos prometidos por sua gestão para as obras do Rodoanel, projeto que foi promessa de campanha do ex-governador e atual candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB).
Um texto disponibilizado na internet dizia que "já começa a ser liberado R$ 1,16 bilhão para as obras do trecho sul do Rodoanel". O valor é 65% superior aos R$ 700 milhões que foram comprometidos publicamente pelo governo Lula a essa etapa da construção.
Mesmo a verba prometida ainda não foi liberada. Há no Orçamento deste ano R$ 33,9 milhões para a obra.

Meio ambiente
O processo de licenciamento ambiental do trecho sul do Rodoanel foi marcado por polêmicas. A estrada passará por áreas sensíveis, como os mananciais que abastecem parte da Grande São Paulo, e deve destruir quase 300 hectares de florestas. Antes de obter a licença, o governo estadual foi multado por desmatar áreas de mananciais sem autorização dos órgãos ambientais e acusado por moradores de invadir propriedades às margens da represa Billings.


Colaborou JOSÉ ERNESTO CREDENDIO , da Reportagem Local


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