|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Governo anuncia início do trecho sul do Rodoanel
Secretaria dos Transportes diz que Ibama liberou obra, que pode levar quatro anos
Com 57 km de extensão, construção possibilitará a caminhões o desvio da avenida dos Bandeirantes e das marginais na cidade
AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL
A Secretaria de Estado dos
Transportes pretende iniciar
em dez dias as obras do trecho
sul do Rodoanel Mário Covas,
que vai ligar a rodovia Régis
Bittencourt ao ABC paulista
-passando pela Anchieta e
Imigrantes. Um dos principais
objetivos do Rodoanel é desafogar o trânsito de São Paulo.
Com a construção do trecho
sul, com 57 km, os caminhões
com destino ao porto de Santos
não precisarão mais passar pela avenida dos Bandeirantes e
pelas marginais.
Segundo a secretaria, o Ibama (Instituto Brasileiro do
Meio Ambiente e dos Recursos
Renováveis) deu aval anteontem para que a licença de instalação do empreendimento seja
concedida. Agora, o documento
favorável ao projeto segue do
Ibama para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que
deverá dar a licença. De acordo
com a pasta ambiental, o aval
ainda não chegou oficialmente.
Ainda segundo a Secretaria
dos Transportes, as obras, que
devem ser concluídas num prazo de 48 meses, começarão pelos trevos, cujas construções
são mais demoradas.
O primeiro ponto a ser construído será o trevo da Régis Bittencourt, no final do trecho
oeste do Rodoanel. Depois, será feita a passagem pela estrada
de Itapecerica da Serra e de Parelheiros. Na seqüência, serão
feitas as pontes das represas
Guarapiranga e Billings. Os trabalhos continuam no trevo da
Imigrantes, da Anchieta e, por
fim, na conexão da avenida Papa João Paulo 23, em Mauá.
Para possibilitar a execução
da obra, cerca de 1.700 famílias
terão de ser retiradas do local
onde vivem e reassentadas. A
secretaria elabora, no momento, um cadastro social da população afetada para obter o número exato de pessoas.
No total, estão previstos gastos de R$ 2,58 bilhões com a
construção do trecho sul. Além
disso, mais R$ 1 bilhão deve ser
usado para desapropriar terrenos, realocar a população e fazer a compensação ambiental.
O advogado eleitoral Alberto
Rollo diz que não há problema
em iniciar a obra nesse período
de campanha, já que a construção do trecho sul estava prevista no Orçamento.
Propaganda política
O site da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição inflou os investimentos prometidos por
sua gestão para as obras do Rodoanel, projeto que foi promessa de campanha do ex-governador e atual candidato à Presidência Geraldo Alckmin
(PSDB).
Um texto disponibilizado na
internet dizia que "já começa a
ser liberado R$ 1,16 bilhão para
as obras do trecho sul do Rodoanel". O valor é 65% superior
aos R$ 700 milhões que foram
comprometidos publicamente
pelo governo Lula a essa etapa
da construção.
Mesmo a verba prometida
ainda não foi liberada. Há no
Orçamento deste ano R$ 33,9
milhões para a obra.
Meio ambiente
O processo de licenciamento
ambiental do trecho sul do Rodoanel foi marcado por polêmicas. A estrada passará por áreas
sensíveis, como os mananciais
que abastecem parte da Grande
São Paulo, e deve destruir quase 300 hectares de florestas.
Antes de obter a licença, o governo estadual foi multado por
desmatar áreas de mananciais
sem autorização dos órgãos
ambientais e acusado por moradores de invadir propriedades às margens da represa Billings.
Colaborou JOSÉ ERNESTO CREDENDIO , da Reportagem Local
Texto Anterior: Violência: Justiça condena vigia por morte de estudante Próximo Texto: Rio de Janeiro: Preso outro suspeito de morte de guitarrista do Detonautas Índice
|