São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade diz que avaliação é distorcida

DA AGÊNCIA FOLHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Universidade com pior nota no IGC, a Santa Úrsula, do Rio, diz que a avaliação do MEC é "distorcida" porque considerou o desempenho no Enade de alunos de um só curso, nutrição, que enfrenta falta de professores -muitos pediram demissão por atraso nos salários.
O MEC nega e diz que o índice abrange todos os cursos avaliados nos últimos três anos -no caso da Santa Úrsula, 13.
A segunda pior universidade, a Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), encara o resultado como "vitória", nas palavras do reitor André Falcão. No ano passado, a instituição estava em último lugar.
Ninguém da Fama (Faculdade de Maceió), última colocada entre as faculdades, foi encontrado para falar. A segunda pior nota foi da Fadim (Faculdade de Desenho Industrial de Mauá). A instituição diz que foi por causa dos últimos três Enades -num deles, a participação dos alunos foi mínima; nos outros, os alunos simplesmente ignoraram a avaliação do MEC.
"Cheguei à faculdade no ano passado e comecei um trabalho de conscientização dos alunos em relação ao Enade", diz a diretora Andréa Tartuce.
A terceira pior faculdade foi o Isepro (Instituto Superior de Educação Programus). O diretor Manoel Cardoso Lima atribui parte do mau resultado ao despreparo dos alunos. "Muitos de nossos alunos já eram professores da rede estadual e estavam fora da sala de aula havia muito tempo. É diferente de um aluno que sai do colegial com a cabecinha fresca. Eles se inibiram [no Enade]", diz Lima.
Entre os centros universitários, a pior nota foi a da Uniplan (Centro Universitário Planalto do Distrito Federal). A instituição diz que já foram tomadas medidas para melhorar a qualidade, como contratação de professores titulados. Afirma também que foram avaliados apenas dois de seus nove cursos.
No Tocantins, o Centro Universitário Unirg -classificado em penúltimo lugar-, diz que a instituição só foi declarada centro universitário em 2008.
Ninguém da Unirondon (Centro Universitário Cândido Rondon), em Mato Grosso, terceiro pior centro universitário, ligou de volta para a reportagem.


Texto Anterior: Piores escolas continuam entre as piores
Próximo Texto: Docentes são o diferencial das melhores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.