São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC muda local do Enem de cerca de mil candidatos

Pedidos para alteração de local da prova podem ser feitos até o meio-dia de hoje

Segundo órgão responsável pelo exame, que será aplicado no final de semana, candidato deve começar a responder pelas questões mais fáceis

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

LARISSA GUIMARÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação começou a realocar candidatos que teriam de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) longe de casa -inclusive dentro da mesma cidade onde moram. O exame ocorre no sábado e no domingo.
Até ontem, cerca de mil pedidos haviam sido atendidos, segundo o Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem). De manhã, o órgão havia recebido cerca de 1.500 e-mails com reclamações do local da prova.
Há 4,147 milhões de inscritos -aumento de 3,5% em relação ao ano passado-, segundo balanço de ontem.
O principal problema é o de alunos que farão o exame em cidades diferentes daquelas em que vivem -por erro do candidato na inscrição, segundo o MEC. Há ainda candidatos da capital paulista orientados a prestar o exame em bairros muito distantes. O MEC atribui a situação ao grande número de inscritos na cidade -234 mil, o mais alto do país.
A Folha conversou com dois realocados. Ambos são da capital paulista e deveriam originalmente fazer a prova a mais de 30 km de casa. Eles receberam ontem a confirmação de que o local fora alterado.
O analista de sistemas Alfredo Matta Júnior, 55, foi um dos que reclamaram. Ele fez uma espécie de dossiê com foto de satélite do local onde o filho Eduardo, 19, faria a prova.
Morador da Saúde (zona sul), o rapaz teria de ir para Parelheiros (extremo sul), o que exigiria três conduções e mais 2 km a pé. "Levaria de duas a três horas", disse Alfredo. Ele enviou o dossiê para a chefia de gabinete do MEC e para o Inep, entre outros órgãos, e conseguiu resolver o problema.
Até o filho do ministro Fernando Haddad (Educação) foi alocado para fazer o Enem longe de casa, a 27 km de onde mora, em São Paulo. Segundo o MEC, ele não pedirá mudança.
O prazo para reclamar termina hoje ao meio-dia. Os candidatos devem enviar e-mail para faleconosco@inep.gov.br. O pedido será respondido até amanhã, por e-mail ou SMS.
Os locais da prova podem ser consultados no site http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Começar pelas fáceis
O exame terá uma redação e 180 questões -25% fáceis, 50% médias e 25% difíceis. O candidato deve começar pelas mais fáceis, que estarão no início de cada prova, diz Reynaldo Fernandes, presidente do Inep.
"Para o aluno bem formado, as questões iniciais são muito fáceis, ele deve passar rápido. Agora, um aluno com mais dificuldade terá mais dificuldade para chegar ao final."
Cerca de 61% dos inscritos (1,33 milhão de estudantes) já concluíram o ensino médio. No ano passado, aproximadamente 56% dos estudantes tinham esse perfil. Os alunos que irão se formar em 2009 correspondem a aproximadamente 32%, e quase 7% são treineiros.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Senado veta cursar 2 faculdades públicas juntas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.