São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Prefeitura diz que baseou estimativas em tabela de 2009

Governo diz, ainda, que projetos básicos foram alterados por conta das características dos terrenos encontrados

DE SÃO PAULO

A prefeitura informou, por meio de nota, que a pré-qualificação para selecionar as empresas que construirão as 155 escolas e creches foi baseada em uma tabela de 2009.
Segundo o governo, a tabela sofreu variações "em razão dos custos e do dissídio da categoria da construção civil".
A variação do INCC (Índice Nacional do Custo de Construção) entre setembro de 2009 e setembro deste ano, no entanto, ficou em 15,1%, quase a metade da oscilação de 28% verificada entre a pré-qualificação e os contratos assinados pela prefeitura.
O índice, calculado pela Fundação Getulio Vargas, leva em consideração os custos da construção civil e é o principal indexador do setor.
Segundo o governo, quando houve a pré-qualificação, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras ainda negociava os terrenos e concluía os projetos básicos que serviriam para instruir a licitação.
Os projetos, diz, tiveram de ser alterados em razão das características de cada terreno.
A prefeitura afirma ainda que é "equivocado" comparar os contratos assinados este ano pela secretaria com os do pacote de 155 unidades porque envolvem "obras com áreas construídas distintas".
Segundo o governo, os dez contratos assinados neste ano, com custo médio de R$ 2,4 milhões, envolvem creches com áreas de 700 m˛ a 900 m˛, enquanto o pacote inclui de creches de 920 m˛ a escolas com 3.000 m˛.
O governo diz ainda que a licitação foi transparente e seguiu exigências legais. Os contratos não terão reajuste, já que os prazos de execução são inferiores a um ano.


Texto Anterior: Escolas de Kassab ficam 28% mais caras
Próximo Texto: Atestado: Empresa terá de dizer que é anticonluio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.