São Paulo, quinta-feira, 01 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRELAS

Equipamento abre hoje ao público com entrada gratuita

Serra e Marta se encontram na abertura do planetário do Carmo

LUÍSA BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) dividiram ontem a atenção dos convidados durante a cerimônia de inauguração do planetário do parque do Carmo, na zona leste de São Paulo.
Correligionários de cada um esquentaram o clima da cerimônia com vaias e aplausos. Quando se encontraram, Serra e Marta deram apenas um aperto de mão.
Marta, além dos ex-prefeitos Paulo Maluf e Celso Pitta, foi convidada por ter colaborado no projeto do planetário.
Em discurso, Serra disse que Maluf comprou o equipamento, Pitta fez o projeto arquitetônico e Marta construiu o prédio.
Segundo a atual gestão, a obra, a compra de projetores periféricos e o restauro de peças no projetor central custaram R$ 11 milhões e foram pagos pela Telefônica. "É uma obra que atravessou quatro prefeituras e que agora é entregue à população", disse Serra. Pitta e Maluf não foram à cerimônia, mas mandaram representantes.
Quando o nome da ex-prefeita foi anunciado, houve aplausos e vaias. Serra repreendeu as manifestações negativas. "Os ex-prefeitos foram convidados por nós. Portanto, qualquer manifestação de hostilidade a eles é uma hostilidade a mim mesmo."
Marta evitou falar sobre questões políticas. "Vim aqui como ex-prefeita que construiu o planetário", afirmou a petista.
As críticas ficaram por conta do ex-secretário do Verde e do Meio Ambiente Adriano Diogo. "[O planetário] É uma obra da gestão Marta Suplicy, desde o projeto à construção e à definição das tratativas para colocar seus equipamentos em funcionamento", disse Diogo em nota à imprensa.
Ele criticou o fato de a atual gestão ter retirado do local a placa de entrega do prédio que havia sido afixada no governo Marta.
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente disse que a nova placa indica a contribuição de cada gestão na implantação do planetário.

Entrada gratuita
O planetário abre a partir de hoje ao público, com entrada gratuita neste mês. Haverá distribuição de senhas na bilheteria uma hora antes das sessões.
Haverá duas sessões às segundas, terças e quintas (às 10h e às 14h) e quatro aos sábados e domingos (às 10h, às 12h, às 14h e às 16h). Escolas poderão agendar as visitas, por telefone ou pessoalmente. A partir de janeiro, as sessões serão pagas. Ainda não foi definido o valor. Segundo a prefeitura, será "simbólico".
A cúpula do planetário tem 20 metros de diâmetro. No centro do local, fica o projetor. O aparelho é composto por 32 lentes grandes, responsáveis pela projeção de estrelas, e outras menores, que mostram planetas e constelações.
A sala conta com 274 cadeiras reclináveis. Os últimos lugares são os melhores, pois o ângulo de visão da cúpula é maior.


Texto Anterior: Arquitetura: Degradada, igreja do Belém anuncia reforma
Próximo Texto: Verde oculto: Outdoor gigante "esconde" parque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.