São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Medida é boa, mas restrita, diz especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o especialista em medicina de tráfego José Montal, a medida da prefeitura é "louvável" na tentativa de evitar acidentes por conta do uso do álcool, mas atingirá um público muito restrito. (TB)

 

FOLHA - O que o senhor acha da medida?
JOSÉ MONTAL -
Acho louvável, principalmente porque a decisão de não dirigir tem que ser tomada antes de beber, porque depois a capacidade de julgamento está alterada pelo próprio álcool. Se a pessoa tiver a possibilidade e as condições econômicas de pegar o táxi, evidentemente que a medida vai contribuir para que não se dirija depois de beber. Mas é para um grupo diferenciado de pessoas, no qual ocorrem menos acidentes.

FOLHA - Como assim?
MONTAL -
Nesses estratos privilegiados, é onde a sociedade se organiza melhor. No grupo de jovens de classe média baixa, onde há uma mortalidade muito grande, o táxi não está dentro da viabilidade econômica deles. Talvez a medida esteja muito voltada para uma determinada classe social, pequena na população. Seria necessário ter outros estímulos para que a pessoa tivesse opções de não dirigir depois de beber, outros tipos de transporte.

FOLHA - Haverá adesão?
MONTAL -
Geralmente a saída para beber é um momento de socialização. A pessoa sai para ver e ser visto. O veículo está dentro dessa lógica. Chegar de ônibus não é visto da mesma forma que chegar de carro. O uso do automóvel é um mecanismo de status, de a pessoa poder se posicionar.

FOLHA - O que fazer?
MONTAL -
A medida [desconto no táxi] precisa ser bem divulgada para que a pessoa que sai para beber saiba que tem essa opção. Os comunicadores precisam pensar em meios de resolver essa questão da imagem.


Texto Anterior: No Rio: Tarifa de táxi fica mais cara em dezembro
Próximo Texto: Duas pessoas são presas a cada 24 horas por infringir Lei Seca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.