São Paulo, sábado, 02 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deslizamento mata 6 da mesma família no Vale do Paraíba

Grupo passava festas de fim de ano em sítio de veraneio em Cunha; queda de barreira fecha estrada e dificulta o resgate

Uma mulher sobreviveu ao acidente; chuvas causam transtornos em outras cidades da região e fecham parcialmente a via Dutra

DA AGÊNCIA FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Seis pessoas de uma mesma família morreram em um deslizamento de terra na madrugada de ontem em Cunha (241 km de São Paulo), cidade turística do Vale do Paraíba. O corpo de uma das vítimas não havia sido encontrado até a noite de ontem. Uma mulher de 31 anos foi resgatada e levada a um hospital da região. Ela passa bem.
A família, de São Paulo, passava o fim de ano num sítio, ao qual iam com frequência. Foram localizados corpos de dois homens e três mulheres.
Cunha fica próxima ao litoral sul fluminense -onde também houve mortes por deslizamento ontem, em Angra dos Reis- e recebe turistas atraídos pelo terreno montanhoso e pelas reservas ecológicas. O local do soterramento, no bairro Barra do Bié, fica a 23 km do centro e ficou isolado devido à queda de barreiras nas estradas.
Ambulâncias e carros de bombeiros não haviam chegado ao local até a noite de ontem. Bombeiros e integrantes da Defesa Civil percorreram 10 km a pé para ajudar no resgate.
Somente às 18h um helicóptero cedido pelo Exército chegou ao local. A aeronave levou a sobrevivente a um hospital.
O volume de chuvas ultrapassou a média histórica: foram 230 mm de chuva em 30 horas, contra a média de 140 mm para o mês de dezembro.
Na cidade, cerca de 25 casas foram danificadas pela queda de barreiras. As famílias tiveram de deixar suas residências.

Desalojados
As chuvas provocaram transtornos em todo o litoral norte paulista e no Vale do Paraíba. Pela região, houve quedas de barreiras, interdição parcial de estradas e alagamento de casas.
Em São Luiz do Paraitinga, pelo menos 2.000 pessoas abandonaram suas casas por causa das inundações. O município decretou estado de calamidade pública. A queda de barreiras isolou famílias em alguns bairros. Em Aparecida, o rio Paraíba do Sul transbordou e ao menos 133 famílias foram obrigadas a deixar suas casas; em Guaratinguetá, foram 155 as famílias desalojadas.
Em Pindamonhangaba, a via Dutra foi parcialmente interditada. Uma queda de barreira também fechou parcialmente a SP-50, que liga São José dos Campos a Monteiro Lobato. No litoral, houve alagamentos em Caraguatatuba e bairros de Ubatuba. (ESTELITA HASS CARAZZAI e MAURÍCIO SIMIONATO)


Texto Anterior: Morre menina de três anos resgatada no Rio
Próximo Texto: Chuva mata 3 e interdita prédio de 10 andares em MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.