São Paulo, domingo, 02 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Réveillon no Alemão ganha fogos e shows

Após ocupação pela polícia e pelo Exército, local antes usado por traficantes tem festa de Ano-Novo patrocinada

Copacabana, com2 milhões de pessoas, comemora "década de ouro" do Rio, que terá Copa e Olimpíada

DO RIO

O primeiro Réveillon depois da ocupação do Complexo do Alemão pela polícia e pelo Exército teve shows e queima de fogos no topo do morro do Adeus -local da zona norte antes usado por traficantes como posto de vigília contra ações policiais.
A vista privilegiada, que alcança o estádio de futebol Engenhão, o aeroporto do Galeão e a igreja da Penha, contrasta com as condições de vida dos moradores do alto do morro -onde ficam as moradias mais precárias.
Patrocinada pelo Banco do Brasil, a festa ocorreu a poucos metros da casa sem TV, de paredes mofadas, de Lurdes Vitalino Santana, 62.
Seus dois filhos, um de 19 anos e outro de 23, foram mortos em 2005 e 1998 por traficantes do morro, segundo ela conta.
Na parede dos fundos da casa ainda está pichado "CV", sigla do Comando Vermelho, a principal facção criminosa do Rio. A casa chegou a ser tomada pelos traficantes que, de lá, vigiavam o movimento no complexo.
Quando começaram os fogos da virada no morro do Adeus, cerca de 600 pessoas estavam próximas ao palco onde, em seguida, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense tocou.
Moradores aproveitaram os eventos para montar barraquinhas de venda de bebidas e churrasco.
Em Copacabana, a comemoração foi pela chamada "década de ouro" na cidade, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Diante de multidão calculada em 2 milhões de pessoas, o céu do bairro ficou dourado no show de fogos, que durou 16 minutos.(HUDSON CORRÊA E GABRIELA CANSECO)


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: Um brinde à saúde
Próximo Texto: Virada leva 2,5 mi à Paulista em noite tranquila
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.