São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Rodízio de veículos recomeça hoje em SP

ROBERTO PELLIM
DA REDAÇÃO

Recomeça hoje o rodízio municipal em São Paulo. Veículos com final de placa 9 e 0 não poderão circular das 7h às 10h e das 17h às 20h. Às segundas-feiras, estarão proibidos de circular nesses horários os veículos com final de placa 1 e 2. Na terça-feira é a vez dos finais 3 e 4, e assim por diante.
A restrição vale no centro expandido, minianel formado pelas marginais Pinheiros e Tietê, avenidas dos Bandeirantes, Juntas Provisórias, Tancredo Neves, Professor Luís Inácio Anhaia Melo e Salim Farah Maluf e complexo viário Maria Maluf. Estão liberados ônibus, táxis, ambulâncias e veículos de emergência.
A multa de R$ 85,13 pode ser aplicada duas vezes no dia (de manhã e à tarde) e rende quatro pontos no prontuário do motorista. Foram aplicadas 484.892 multas por desrespeito ao rodízio no ano passado, só perdendo para excesso de velocidade (519.531).
Sem rodízio e com a volta às aulas em escolas particulares, o congestionamento ontem na cidade foi elevado: 132 km à tarde (19h) e 97 km de manhã (9h30).
Segundo a CET, três incidentes contribuíram para esses índices. A remoção de um corpo na marginal Pinheiros, às 8h, um ônibus quebrado na avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto, que afetou a Radial Leste sentido centro, e o acidente com um motoqueiro, que morreu após uma linha de pipa cortar seu pescoço no complexo viário Maria Maluf e paralisou a avenida dos Bandeirantes. No ano passado, o pico médio foi de 70 km de manhã e 117 km à tarde.
A volta às aulas em 1.500 escolas particulares afetou o trânsito em alguns pontos da cidade. Segundo Eduardo Macabelli, superintendente de operações da CET, cerca de 80 profissionais trabalharam nas escolas. O balanço numérico da operação será divulgado hoje.
Macabelli disse que uma das preocupações da CET era o estacionamento em fila dupla. "Se não houver um trabalho para evitar a fila dupla, você tem um efeito em cascata que pode agravar em até 25% o trânsito na cidade."
Segundo Macabelli, as escolas não retomaram as aulas de todas as séries no mesmo dia, o que facilitou a operação. Os colégios que tiveram mais transtornos foram Arquidiocesano, Dante Alighieri, Bandeirantes e Rio Branco.
Para tentar minimizar os problemas, a CET instalou mangueirões -faixas separadas por cones para os pais deixarem os filhos- em algumas escolas.
O superintendente de operações da CET afirmou que a medida "otimiza o embarque e desembarque e evita a fila dupla".


Texto Anterior: Partido vai negociar abertura de 5 CPIs
Próximo Texto: Comércio ilegal: Lojistas reclamam Ambulantes invadem Paulista com Augusta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.