São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Tentativa de fuga é a quarta registrada em dois meses

Denúncia anônima leva a descoberta de túnel em penitenciária de Niterói

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A polícia do Rio encontrou, na manhã de ontem, um novo túnel que seria usado em fuga de presos, desta vez no presídio de regime semi-aberto Edgard Costa, em Niterói (a 15 km do Rio).
De acordo com o diretor geral do Departamento Penitenciário do Rio de Janeiro (Desipe), Manoel Pedro da Silva, o túnel foi descoberto após uma denúncia anônima feita à direção do presídio. O buraco foi cavado dentro de um tubo de esgoto, localizado no pátio de visitas, e tem um metro de profundidade e 2,5m de comprimento.
Silva disse que o túnel começou a ser cavado há uma semana e não chegou a ser concluído. Segundo ele, os presos programavam uma fuga para antes do Carnaval.
A diretora do presídio, Cátia Coimbra, disse que é a quarta tentativa de fuga no presídio em dois meses. A unidade tem capacidade para 350 presos, mas possui 672 detentos.
Após a descoberta do túnel, foi feita uma revista nos presos e três telefones celulares foram encontrados. A 76ª DP abriu inquérito para investigar o caso.
Há duas semanas, a polícia descobriu um túnel que ligaria uma favela ao complexo penitenciário de Bangu (zona oeste do Rio). Com 86 metros de extensão, seis de profundidade, 1,70 de altura e 90 cm de largura, o túnel possuía iluminação, sistema de drenagem e refrigeração.
A polícia investiga o eventual envolvimento do traficante Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, na construção do túnel. Marcinho VP. preso desde 96 em Bangu 1, tem o mesmo apelido de outro traficante, Márcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP que chefiou o tráfico no morro Dona Marta (zona sul).




Texto Anterior: Risco: Parte de favela no centro está sobre gasoduto da Comgás
Próximo Texto: Panorâmica - Interior de SP: Farmacêutica é condenada por erro de manipulação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.