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Zona azul no Ibirapuera começará dia 26
Estacionamento será cobrado em 600 das 1.000 vagas do parque; motorista pagará R$ 1,80 por um período de 2 horas
O veículo poderá ficar no máximo quatro horas na vaga usando duas folhas; depois disso, o carro pode ser multado em R$ 53,20
AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL
A cobrança da zona azul no
parque Ibirapuera, uma das
áreas de lazer mais importantes da cidade de São Paulo, começa dia 26 deste mês e atingirá 600 das suas 1.000 vagas.
Chamada de "zona azul especial" pela Secretaria do Verde, a
cobrança será de R$ 1,80 por
duas horas -normalmente,
custa R$ 1,80 por uma hora. O
veículo poderá ficar no máximo
quatro horas na vaga e, para isso, terá de usar duas folhas de
zona azul. Depois disso, pode
ser multado (R$ 53,20).
A medida começa a valer antes de serem implantadas linhas de ônibus especiais para
levar usuários das estações de
metrô Paraíso e Ana Rosa até o
parque. A Secretaria do Verde
pediu à Secretaria dos Transportes e aguarda resposta.
A cobrança terá início no estacionamento do portão 3, perto do Museu de Arte Moderna,
e nas vagas localizadas no lado
oposto ao Obelisco.
As vagas do autorama e no
portão 7 não serão por ora enquadradas na medida. A zona
azul funcionará por um período experimental de seis meses.
Depois, pode ser ampliada.
Funcionários da CET venderão talões dentro do parque para evitar que se cobre um valor
acima do oficial. A partir do dia
10 serão colocados avisos no local sobre a mudança.
Segundo a Secretaria do Verde, 104 linhas passam perto dos
portões do Ibirapuera. Seis percorrem pontos da av. República
do Líbano e o restante passa pela av. Pedro Álvares Cabral.
Para o secretário Eduardo
Jorge, a zona azul não é solução
definitiva para a falta de vagas,
mas garantirá maior rotatividade e conforto aos usuários.
Para Cristina Baddini, da comissão de trânsito da ANTP
(Associação Nacional de Transportes Públicos), a medida é
positiva. "Pagar para estacionar em local público não é restringir direito. A população tem
de se acostumar a usar outros
meios de transporte", diz.
Os usuários, porém, discordam. Para o economista Sérgio
Pivato, a prefeitura deveria
criar mais vagas no local.
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