São Paulo, terça-feira, 02 de fevereiro de 2010

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Bloqueio na via Dutra vai até o Carnaval

Motoristas terão de enfrentar trecho de mão dupla após destruição da pista em Arujá, na Grande São Paulo, no sentido Rio

Estradas que cortam o Estado de São Paulo têm dezenas de interdições, algumas delas totais, em decorrência das chuvas

Leonardo Wen/ Folha Imagem
Obras de recuperação da rodovia Presidente Dutra, na altura do km 197 do sentido SP-RJ, onde queda de barreira provocada pela chuva destruiu parte da pista

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A rodovia Presidente Dutra, que liga as duas principais cidades do país -São Paulo e Rio de Janeiro-, ficará parcialmente interditada pelo menos até o Carnaval. No domingo, um deslizamento de terra destruiu a pista no sentido Rio no km 197, em Arujá, na Grande São Paulo.
Um buraco de cerca de 80 metros de comprimento foi aberto em área que já estava interditada em razão de uma fissura. Não há previsão para o restabelecimento total da pista.
Trata-se de mais uma estrada que corta o Estado a sofrer com deslizamentos após as constantes chuvas dos últimos meses.
No Réveillon, motoristas enfrentaram deslizamentos e bloqueios em várias delas. Hoje, 60 rodovias estaduais têm problemas. Sete delas estão completamente interditadas.
Na Dutra, que é federal, apenas a pista no sentido São Paulo e seu acostamento estavam liberados ontem. Duas faixas operavam no sentido São Paulo e uma no sentido Rio. Isso causou congestionamentos de pelo menos quatro quilômetros em horários de pico. A estrada recebe 25 mil veículos por dia.
Técnicos da concessionária visitaram ontem o local e avaliaram que será possível liberar até o Carnaval a única faixa da pista no sentido São Paulo que está interditada. Isso poderia minimizar os congestionamentos já que passariam a funcionar duas faixas no sentido São Paulo e duas no sentido Rio -todas sem acostamentos.
Segundo Henrique Bekis, coordenador de interação com o cliente da NovaDutra, isso será possível após obras emergenciais que vão impermeabilizar o local e garantir a estabilidade da pista que sobrou. Não há prazos para o restabelecimento da pista destruída.
Serão feitos estudos técnicos- da geologia do terreno, por exemplo- e de custo para verificar se a melhor solução é refazer a pista e o barranco ou construir um viaduto.
Bekis afirmou ainda que a concessionária analisa se a chuva foi o único fator responsável pelo desabamento.
Uma opção para o motorista que não quer arriscar pegar congestionamentos na rodovia Presidente Dutra é utilizar o corredor Ayrton Senna/ Carvalho Pinto -que se encontra com a Dutra em Taubaté. A concessionária Ecopistas afirmou que não era possível medir se o tráfego havia aumentado ontem com uma possível fuga de motoristas da Dutra.

Problemas
As chuvas vem causando problemas nas estradas desde o começo do ano. Nos primeiros dias de janeiro, a rodovia Oswaldo Cruz -que liga Taubaté a Ubatuba e é uma rotas de acesso ao litoral norte- foi bloqueada após o transbordamento de um rio na altura de São Luiz do Paraitinga. Hoje, a via tem interdições parciais.
Outras estradas que deverão ser bastante procuradas no Carnaval estão em situação semelhante. A Tamoios (São José dos Campos - Caraguatatuba) e a Padre Manoel da Nóbrega, na altura de Miracatu (vale do Ribeira) têm interdições parciais em razão de quedas de barreiras. Estradas menores, como a SP-29, que liga Itapevi a rodovia Castello Branco, estão completamente interditadas.

Colaborou EDUARDO GERAQUE



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