São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Vila Maria Zélia completa 90 anos em 17 de maio

DA REPORTAGEM LOCAL

A Vila Maria Zélia completa 90 anos em 17 de maio. Construída pelo industrial Jorge Street (1863-1939), a vila era a moradia dos funcionários que trabalhavam na Companhia Nacional de Tecidos de Juta.
Ali havia também creche, escolas (uma para meninos e outra para meninas), restaurante para os solteiros, canil com 20 dálmatas e quadras de futebol e de tênis.
Street tinha planos ainda de construir um cassino e um teatro, mas só conseguiu erguer a fundação. "Ele morreu na miséria", diz Edelcio Pereira Pinto, que mora na vila.
Pela vila, chama a atenção o material usado nos prédios. O edifício da escola dos meninos tem escadaria de mármore. Já em outro prédio, chamado "multiuso", é possível encontrar cerâmica francesa nas paredes.
O abandono dos imóveis de uso social se intensificou a partir dos anos 80, quando o INSS, dono dos prédios, determinou a desocupação. A parte residencial continua habitada e acabou descaracterizada por reformas.


Texto Anterior: Prédio na 1ª vila operária de SP é fechado
Próximo Texto: Homem faz casa flutuante na baía de Guanabara e recebe notificação para sair
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.