São Paulo, domingo, 02 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo analisa ansiedade no 1º parto

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

O primeiro bebê provoca, em algumas futuras mães de primeira viagem, uma série de problemas. O mais simples deles é a necessidade de aprender sobre os importantes cuidados com o recém-nascido.
Entretanto, a ansiedade que a gestante apresenta durante os meses da gravidez de seu primeiro filho está ligada a outros fatores, que foram estudados por Miri Scharf e Ora Gazit na Universidade de Haifa, em Israel.
Foram entrevistadas, no total, 160 mulheres que estavam no último trimestre de sua primeira gravidez e que viviam com seus maridos ou companheiros.
Os pesquisadores avaliaram, no estudo, as expectativas, pensamentos e emoções da gestante consigo mesma como futura mãe e sobre seu futuro relacionamento com o bebê.
Observaram que as gestantes que se sentiram rejeitadas na infância ou que eram portadoras de conflitos emocionais não resolvidos apresentavam ansiedade relacionada ao fato de pensarem que seu filho iria ser muito exigente em relação a ela.
Por outro lado, os pesquisadores concluíram que as gestantes que tiveram uma infância feliz e um bom relacionamento com seus pais quando crianças apresentaram menos dificuldades nessa fase de transição para a maternidade.

julio@uol.com.br

INCOR DÁ 12º CURSO DE ELETROCARDIOLOGIA
Começa amanhã, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas/FMUSP, o 12º Curso Anual de Eletrocardiologia coordenado pelos professores Carlos Alberto Pastore, Cesar J. Grupi e Paulo J. Moffa.
As discussões clínicas e aulas teóricas serão ministradas às segundas-feiras, das 11h30 às 13h. As aulas práticas serão ministradas no serviço de eletrocardiologia do Incor.
Informações pelo e-mail enfhsia@incor.usp.br ou pelo número de telefone 0/xx/11/3069-5557.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Novo tratamento de mioma uterino causa polêmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.