São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2011

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FOCO

Escolas levam Carnaval para aula e estimulam aprendizado

carnaval 2011
LUCIANO BOTTINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
FABIANA REWALD
DE SÃO PAULO

Nesta semana, alunos de ensino infantil e fundamental trocam, ao menos por um dia, a sala de aula por bailes de Carnaval. Mas eles não caem na folia impunemente. As escolas se preocuparam com o caráter pedagógico.
No São Domingos, em Perdizes (zona oeste de SP), alunos do 3º ano escreveram suas próprias marchinhas fazendo a interdisciplinaridade entre português e música.
O tema "renascer" foi uma homenagem às vítimas das chuvas na região serrana do Rio. "Achei legal trazer a música "Renascer das Cinzas", de Martinho da Vila, para pensar um pouco nesse fato, não ficar só no sofrimento e imaginar a superação", diz a professora Mônica Huambo.
Durante a apresentação aos pais, alunos de outra turma usaram fantasias apelidadas de "Carnangolés" -mistura de Carnaval com parangolés, trajes criados pelo artista Hélio Oiticica.
"As marchinhas são pouco divulgadas pela mídia. As crianças acabam ampliando o repertório, pois só se conhece Carnaval pela imagem do trio elétrico", explica Telma Scott Rodrigues de Lima, coordenadora pedagógica do colégio Sidarta, em Cotia, na Grande São Paulo.
Em muitas escolas, a inspiração vem de um dos livros da "Coleção Conviver" (Moderna). "Essa era uma oportunidade de trabalho que há muito tempo estávamos procurando", diz Gabriela Argolo, coordenadora da escola Cidade Jardim/ PlayPen (zona oeste), que usa o livro.
No Franscarmo (zona leste) e no Ítaca (zona oeste), cada série estuda o Carnaval de uma região do Brasil -como São Luiz do Paraitinga (182 km de SP) ou Santana de Parnaíba (40 km de SP)- ou do mundo -como Veneza.


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