São Paulo, domingo, 02 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSEI POR ISSO

Agora estou na primavera da terceira idade

Sempre me cuidei e fiz esporte, mas quando fiz 50 anos eu falei: "Vou dar uma paradinha só para descansar e depois eu volto". Porém, não voltei mais. Aí minha mulher achou um programa de condicionamento físico para idoso, com musculação. Eu falei: "Não gosto de musculação", mas ela insistiu e eu me inscrevi. Havia 17 anos que estava parado e cheguei aos 95 kg.
No começo não estava muito animado. Acho que quando a gente passa dos 50 existe uma queda de energia. Você sente que sua mente pode, mas seu corpo não responde. E a gente acaba não fazendo mais nada.
Decidi experimentar algumas semanas para ver se eu gostava. Adorei. Perdi peso, 22 quilos, e hoje estou com 73 kg. Acabei comprando uma esteira, coloquei em casa e minha mulher e meu filho entraram na dança. A musculação também foi muito boa porque o idoso perde massa muscular. Com a orientação que me deram, eu continuei.
Vi que o corpo ainda responde. É impressionante. Eu também senti uma melhora muito grande nessa parte cognitiva, memória. Senti mais facilidade para me concentrar na leitura. Aquilo me fez muito bem. O estado mental melhorou muito. Conheci duas pessoas que se tornaram amigos. É muito bom sentir uma energia nova. O idoso não tem que ser solitário. O que me deixou mais satisfeito foi a volta para a ginástica, porque com a idade a gente abandona coisas. Dizem que temos várias primaveras. Agora eu estou na primavera da terceira idade.


Texto Anterior: Perguntas e respostas
Próximo Texto: Plantão médico: Uma doença a caminho da eliminação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.