São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

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Prometida em 1996, obra fica 80% menor

DA REPORTAGEM LOCAL

Promessa de campanha do então candidato a prefeito Celso Pitta (PTB, à época no PPB), o Fura-Fila teria 170 km de extensão.
Hoje, mais de dez anos após o seu lançamento, o agora chamado Expresso Tiradentes -que também já se chamou Paulistão- tem só 8 km em funcionamento entre o Mercado Municipal, na região central, e o Sacomã (zona sul). A previsão é que a obra completa tenha 32 km de extensão.
O acidente de ontem foi no chamado trecho 3, com 2,8 km de extensão, que liga a avenida do Estado à Vila Prudente. Esse trecho não estava previsto nem no projeto original, feito no final de 1996 e com uma rede básica de 135 km, nem na primeira etapa anunciada em 1997.
Esse "ramal" que liga a av. do Estado à Cidade Tiradentes, no extremo leste de SP, foi projetado na gestão Marta Suplicy (PT). O contrato do trecho 3, até a Vila Prudente, foi assinado em 2004.
A ordem de serviço desse trecho foi assinada em outubro de 2006 por Gilberto Kassab (DEM) e a obra começou efetivamente em julho de 2007, com previsão de término em dezembro -já está atrasada em três meses.
No total, a obra já consumiu cerca de R$ 675 milhões em valores atualizados. Até a Cidade Tiradentes serão gastos mais R$ 450 milhões, sendo R$ 200 milhões do governo federal.


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