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Motorista dirige isolado pelo Rodoanel
Apesar de pista boa, curvas suaves e tráfego fluente, quem pegou trecho sul na estreia encontrou falta de retornos, de sinalização e de orelhões
O condutor pode ter problemas em caso de emergência, já que não há postos de combustível e bases policiais no trecho
EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL
Com muitos prós, como boa
pista, curvas suaves e tráfego
fluente, ainda assim o trecho
sul do Rodoanel, inaugurado
ontem, teve uma série de contras para motoristas que o elegeram como opção.
Todas as falhas contribuem
para a mesma consequência:
com pouca sinalização, falta de
retornos, de telefones de emergência, de postos de gasolina,
de base policial e até de sinal de
telefone celular em um trecho
curto (cerca de 3 km), o condutor segue isolado pela pista,
sem ter a quem recorrer em caso de emergência.
Os poucos retornos que existem nos dois sentidos entre a
Régis Bittencourt e a Anchieta
-ontem, eles estavam sem sinalização adequada- podem
fazer com que um veículo de
socorro tenha que percorrer
dezenas de quilômetros para
chegar ao carro danificado.
Após perguntar para um funcionário da Dersa sobre onde
retornar, a reportagem encontrou um retorno operacional
(voltado a bombeiros, por
exemplo) a 13 quilômetros do
local em que estava.
Apesar de o anel viário ter sido projetado para não ter postos de gasolina nem retornos, a
longa distância que existe entre
a Régis Bittencourt e o sistema
Anchieta-Imigrantes, mais de
50 km, é um complicador para
o motorista. O trecho oeste
também tem as mesmas características, mas a distância entre
as saídas é menor.
Os motoristas que estrearam
o anel viário paulistano ontem
viram um cenário de obra inacabada. Sinalizações horizontais e verticais ainda não existem em várias partes. Querer
saber qual o quilômetro exato
de alguns pontos, por exemplo,
é difícil. Funcionários ainda
trabalhavam no acostamento.
Não existem bases da polícia
nem postos de combustíveis
nos 54 quilômetros que separam a Régis Bittencourt da Anchieta. Ontem, porém, a polícia
fiscalizava as novas vias.
Elogios
A maioria dos que usavam o
Rodoanel na hora do almoço,
no sentido do litoral, tinha placa do interior. No sentido oposto, da Imigrantes para a Régis,
os caminhoneiros elogiaram a
via. Um dos motoristas vinha
de Santos para Minas Gerais.
"Foi show de bola. Saí da
Volks [em São Bernardo do
Campo] às 5h [17h]. Agora são
5h35 [17h35]. Vou usar sempre", dizia Edilson Ferreira.
O tráfego esteve intenso em
várias partes do dia, mas sem
lentidões. Das 6h40 às 17h, 29
mil veículos usaram a via. Desse total, 65% eram carros de
passeio e 35% caminhões. A estimativa do governo é que 72
mil veículos passem todos os
dias pelo trecho sul.
Ontem, a novidade não era
apenas para os motoristas. Dezenas de crianças e adultos estavam parados sobre os barrancos nas regiões de Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra para
ver os carros passarem.
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