São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2010

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Consulado dos EUA veta entrada com celulares e iPods

Medidas, que incluem versão simplificada do formulário eletrônico, visam agilizar atendimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Um novo formulário eletrônico e a proibição de aparelhos eletrônicos como telefones celulares, iPods e pendrives nos prédios do consulado americano são as novas medidas adotadas pelo órgão para agilizar o atendimento aos brasileiros que pretendem tirar visto para viajar para os Estados Unidos.
No dia 19 deste mês, entra em vigor a proibição aos eletrônicos dentro dos prédios.
Atualmente, as pessoas precisam deixar esses objetos com funcionários do consulado, em guarda-volumes na entrada do órgão, o que, na avaliação da diplomacia americana, toma muito tempo e trava o processo de atendimento.

Formulários
O formulário eletrônico DS-160, disponível no site oficial https://ceac.state.gov/genniv/, substitui a partir da próxima segunda-feira três outros questionários que deveriam ser respondidos no computador, impressos e apresentados no dia da entrevista para obtenção do visto.
A mudança -implementada em formato experimental no dia 15 de março- pretende agilizar o processo de entrevistas, uma vez que os candidatos deverão enviar o questionário respondido pela internet e depois apresentar apenas um comprovante.
O documento, composto de questões de múltipla escolha, traz as perguntas em inglês, mas traduzidas para a língua portuguesa.
"Com isso, as informações chegam antes à nossa equipe e agilizam o trabalho de checagem dos dados", explica David Meron, chefe da seção consular em São Paulo.
Ele estima que o tempo de espera para a entrevista, que hoje é de cerca de duas horas, será reduzido em pelo menos 20 minutos.
De acordo com Meron, nas próximas duas semanas, o número de vistos concedidos será reduzido em aproximadamente 25%. "Vamos reduzir as vagas até termos certeza de que o sistema funciona bem."
Quando a situação estiver normalizada, o consulado voltará a emitir os cerca de 1.500 vistos diários e, segundo afirma, ainda pretende ampliar o atendimento para até 1.800 pessoas.
Para isso, conta com quatro novos funcionários no posto de vice-cônsul, enviados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para ajudar na implantação das mudanças e evitar transtornos durante a fase de adaptação.


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