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Itaim Bibi perde 208 vagas de estacionamento na zona azul
Corte, que começa na quarta, representa 14% dos atuais espaços daquela região
Prefeitura diz que o objetivo é liberar espaço e melhorar a fluidez do trânsito; medida já foi implantada em outros
4 bairros, como nos Jardins
DA REPORTAGEM LOCAL
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) extinguiu
208 vagas de zona azul na avenida Faria Lima e em outras 13
vias do Itaim Bibi (zona oeste).
A região passa a ter 1.257 vagas
na rua, 14% menos que o número atual. A medida começará a
valer na próxima quarta-feira.
É a quinta região onde a Prefeitura de São Paulo faz esse tipo de intervenção, cujo objetivo é liberar espaço para o tráfego e melhorar a fluidez. A primeira alteração foi nos Jardins,
em agosto; no mês seguinte, Vila Olímpia, Pinheiros (todos na
zona oeste) e Moema (zona sul)
também perderam vagas.
A Secretaria dos Transportes
diz que decidiu incluir o Itaim
porque as demais experiências
de restrição de vagas deram
bons resultados nos outros
bairros -a pasta, porém, não
quantificou essa melhoria.
Técnicos em transportes ouvidos pela Folha concordam
com a medida -uma espécie de
primeiro passo da tendência à
imposição de restrições cada
vez mais severas ao uso excessivo do carro nas metrópoles.
Mas fazem duas ponderações: 1) a supressão de vagas só
provoca melhoria da fluidez, de
fato, se fiscalizada com rigor,
sobretudo no início; e 2) falta
um cronograma adequado para
a implantação de restrições
(foram sete meses de intervalo
desde o último anúncio de restrição a estacionamento).
"Se [a fiscalização] não for
firme, o efeito se reduz muito.
Em Moema já proibiram, mas o
pessoal continua estacionando
debaixo da placa", diz o consultor de transportes Vernon
Kohl, que mora no bairro.
Em agosto, dias depois da
implantação de restrições em
21 ruas dos Jardins, que suprimiram 23% das vagas, alguns
estacionamentos privados chegaram a aumentar preços, e os
moradores reclamaram.
Ex-técnico da CET, Flamínio
Fichmann diz que a falta de um
cronograma anunciado com
antecedência favorece esse tipo de problema, já que "não dá
chance aos moradores e ao comércio de se organizarem" para criar oferta extra de vagas.
Motos e caminhões
No Itaim, foram extintas 296
e criadas 88 vagas de zona azul
para os carros. Já motos e caminhões ganharam espaço.
A prefeitura diz que, no caso
das motos -cujo número de vagas na região saltou mais de dez
vezes, de 36 para 464-, a intenção é "evitar que elas não tenham onde parar e interfiram
no trânsito".
As vagas para os caminhões
passam das atuais seis para 31,
para, segundo a secretaria,
atender a demanda de carga e
descarga de mercadorias.
Pontos de táxi também tiveram a localização alterada, para
reduzir o impacto na fluidez.
Foram criadas vagas para deficientes, para atender lei federal
que determina reserva de 2%.
A CET diz já ter instalado as
placas sinalizando as novas regras de estacionamento nas
ruas, mas elas só começam a valer a partir de quarta-feira.
(RICARDO SANGIOVANNI)
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