São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009

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Itaim Bibi perde 208 vagas de estacionamento na zona azul

Corte, que começa na quarta, representa 14% dos atuais espaços daquela região

Prefeitura diz que o objetivo é liberar espaço e melhorar a fluidez do trânsito; medida já foi implantada em outros 4 bairros, como nos Jardins


DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) extinguiu 208 vagas de zona azul na avenida Faria Lima e em outras 13 vias do Itaim Bibi (zona oeste). A região passa a ter 1.257 vagas na rua, 14% menos que o número atual. A medida começará a valer na próxima quarta-feira.
É a quinta região onde a Prefeitura de São Paulo faz esse tipo de intervenção, cujo objetivo é liberar espaço para o tráfego e melhorar a fluidez. A primeira alteração foi nos Jardins, em agosto; no mês seguinte, Vila Olímpia, Pinheiros (todos na zona oeste) e Moema (zona sul) também perderam vagas.
A Secretaria dos Transportes diz que decidiu incluir o Itaim porque as demais experiências de restrição de vagas deram bons resultados nos outros bairros -a pasta, porém, não quantificou essa melhoria.
Técnicos em transportes ouvidos pela Folha concordam com a medida -uma espécie de primeiro passo da tendência à imposição de restrições cada vez mais severas ao uso excessivo do carro nas metrópoles.
Mas fazem duas ponderações: 1) a supressão de vagas só provoca melhoria da fluidez, de fato, se fiscalizada com rigor, sobretudo no início; e 2) falta um cronograma adequado para a implantação de restrições (foram sete meses de intervalo desde o último anúncio de restrição a estacionamento).
"Se [a fiscalização] não for firme, o efeito se reduz muito. Em Moema já proibiram, mas o pessoal continua estacionando debaixo da placa", diz o consultor de transportes Vernon Kohl, que mora no bairro.
Em agosto, dias depois da implantação de restrições em 21 ruas dos Jardins, que suprimiram 23% das vagas, alguns estacionamentos privados chegaram a aumentar preços, e os moradores reclamaram.
Ex-técnico da CET, Flamínio Fichmann diz que a falta de um cronograma anunciado com antecedência favorece esse tipo de problema, já que "não dá chance aos moradores e ao comércio de se organizarem" para criar oferta extra de vagas.

Motos e caminhões
No Itaim, foram extintas 296 e criadas 88 vagas de zona azul para os carros. Já motos e caminhões ganharam espaço.
A prefeitura diz que, no caso das motos -cujo número de vagas na região saltou mais de dez vezes, de 36 para 464-, a intenção é "evitar que elas não tenham onde parar e interfiram no trânsito".
As vagas para os caminhões passam das atuais seis para 31, para, segundo a secretaria, atender a demanda de carga e descarga de mercadorias.
Pontos de táxi também tiveram a localização alterada, para reduzir o impacto na fluidez. Foram criadas vagas para deficientes, para atender lei federal que determina reserva de 2%.
A CET diz já ter instalado as placas sinalizando as novas regras de estacionamento nas ruas, mas elas só começam a valer a partir de quarta-feira.
(RICARDO SANGIOVANNI)


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