São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Ciclistas mapeiam caminhos alternativos e mais seguros

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Quem sai de bicicleta da praça Oswaldo Cruz, no Paraíso (zona sul de SP), em direção à praça Itália, próxima ao largo da Batata (zona oeste), tem dois percursos possíveis: o óbvio e o alternativo.
O óbvio é o geralmente usado por quem anda de carro, passando pela av. Paulista e, depois, pela Rebouças.
O alternativo faz um ziguezague dentro dos bairros. É o mais seguro, já que as ruas têm menos movimento de veículos pesados, são mais planas, largas e arborizadas.
É a rota que ciclistas experientes costumam escolher.
Com isso em mente, Leandro Valverdes, pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), idealizou o mapeamento de ciclorrotas na capital.
"A chave para pedalar em São Paulo é a escolha dos caminhos que não coincidem com aqueles feitos de carro."
A jornalista Verônica Mambrini, 28, demorou algumas semanas para ter esse "estalo" quando começou a pedalar para o trabalho, no trajeto Pompeia-Lapa (zona oeste), há quatro anos.
Adepta do movimento "cycle chic", já que pedala com a roupa do trabalho -inclusive de salto alto e maquiagem-, tranquilidade é algo que Verônica busca.
O projeto, financiado pela Secretaria Municipal de Esportes, começou há duas semanas com um levantamento prévio dos polos geradores de viagem da cidade, como escolas, universidades, comércio, equipamentos culturais e estações de metrô.
Na semana que vem, três ciclistas, munidos de GPS, vão percorrer as ruas para traçar os melhores roteiros, considerando tráfego, largura das vias, morros, qualidade do piso, arborização e presença de atrativos culturais.
A ideia é que em setembro o mapa já esteja pronto e possa ser usado inclusive pela sinalização da CET. Em 2010, 49 ciclistas morreram no trânsito.

FOLHA.com
Veja o exemplo de trajeto
folha.com.br/ct924034


Texto Anterior: Banco Mundial dará mais verba a projeto ambiental
Próximo Texto: Brooklin vai ganhar via prioritária para bicicleta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.