São Paulo, sábado, 02 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CET reduz espera de pedestres em 1/5 dos semáforos

Até janeiro, mais de mil equipamentos terão o tempo verde para carros reduzido em pelo menos parte do dia

Objetivo da medida é que, esperando menos, os pedestres respeitem mais os sinais, baixando os atropelamentos


ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

Até janeiro, os pedestres vão esperar menos para atravessar em mais de mil semáforos da cidade de São Paulo -em torno de um quinto dos equipamentos existentes.
Na prática, os tempos de verde para os veículos serão reduzidos em pelo menos parte do dia para atenuar a ansiedade de quem estiver a pé aguardando a travessia.
A medida é uma promessa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para reforçar a campanha de combate aos atropelamentos e de respeito aos pedestres, divulgada há quase dois meses.
O objetivo da nova programação é que, esperando menos tempo, os pedestres respeitem mais os semáforos, baixando os atropelamentos.
Os ajustes atingirão toda a cidade e já começaram em alguns semáforos, como os das ruas Boa Vista (centro) e Vergueiro (zona sul) e os das avenidas do Estado (centro) e Teresa Cristina (zona sul).
As alterações dos tempos de abertura e fechamento dos equipamentos vão variar em cada caso, mas a CET estima uma redução próxima de 20% na espera do pedestre.
Exemplo: um sinal pode passar de 65 para 50 segundos a duração do verde para carros, sem baixar os 15 de abertura para quem está a pé.
Segundo Eduardo Macabelli, diretor de operações da CET, dependendo do lugar, as mudanças podem ser feitas somente fora dos picos, mas uma coisa é certa: ao menos 1.099 semáforos terão queda na espera do pedestre.
Essa quantidade se refere ao total de equipamentos mecânicos, ultrapassados, que hoje só permitem tempos fixos de programação.
Com mais de três anos de atraso, eles começaram a ser trocados por semáforos eletrônicos (222 já foram substituídos), que permitem ajustes variados ao longo do dia, além de serem monitorados a distância, não só in loco.
Além desses, também haverá mudanças em parte dos 4.342 que já são eletrônicos -mas numa dimensão que a CET ainda não sabe estimar.
Os primeiros a passar por ajustes serão 412 no meio das quadras, e não em esquinas.
Pelo discurso da CET, a mudança não prejudicará a fluidez do trânsito porque a redução do tempo de verde para os carros vai eliminar uma "ociosidade" existente.
Ou seja, por essa tese, há tempo excessivo aberto para os veículos, de maneira desnecessária, em parte do dia -algo que não pode ser ajustado nos semáforos ultrapassados, por não possibilitarem programações variadas.
"O intuito não é prejudicar a mobilidade, mas proporcionar mais segurança e aproveitar os tempos ociosos", afirma Macabelli.
Técnicos da CET admitem, porém, que é inevitável algum prejuízo para os carros.
O diretor diz que a diminuição do tempo não pode ser excessiva porque haveria um efeito contrário, de os veículos passarem no vermelho.


Texto Anterior: Fernando Julio Paranaguá Coutinho (1930-2011): O aposentado de "rodinhas no pé"
Próximo Texto: SP usa sem-teto no trânsito e os treina para ser guias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.