São Paulo, sábado, 02 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinzas de vulcão chileno voltam a prejudicar voos

Pelo menos 15 partidas do Brasil rumo a cidades da América do Sul tiveram de ser canceladas ontem

TAM e Gol disseram que os passageiros afetados pelos cancelamentos serão reacomodados sem cobrança de taxas


DE SÃO PAULO
DA FRANCE PRESSE


O novo avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue cancelou ao menos 15 voos que sairiam ontem do Brasil para cidades da América do Sul, especialmente Buenos Aires e Montevidéu, de acordo com dados da Infraero.
As cinzas afetaram voos das companhias aéreas TAM, Gol, Lan, Aerolineas e Pluna.
Dos voos cancelados, nove partiriam do aeroporto de Cumbica (SP), quatro do Galeão (Rio de Janeiro) e dois do Salgado Filho (Porto Alegre).
A TAM cancelou apenas as viagens para a capital argentina. Já a Gol cancelou voos com origem e destino em Buenos Aires, Montevidéu e Assunção (Paraguai).
Lan, Aerolineas e Pluna não especificaram os destinos com voos cancelados, mas a Infraero registrou cancelamento de viagens dessas companhias para a Argentina e o Uruguai.
Esses dois países também tiveram viagens canceladas. "Temos uma ocorrência de cinzas vulcânicas na região", afirmou Jorge Bentos, chefe de operações terrestres da Puerta del Sur, concessionária do aeroporto Carrasco, em Montevidéu.
As companhias aéreas cancelaram todos os seus voos no Aeroparque, de Buenos Aires (voos domésticos e países limítrofes), e alguns em Ezeiza (internacional).
Até a conclusão desta edição, as companhias não tinham previsão de normalização das operações.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma massa de ar polar cobre parte da Argentina e deve se deslocar para a região Sul do Brasil nos próximos dias. "A massa gira no sentido anti-horário e pode eventualmente trazer as cinzas para a região Sul", disse o meteorologista do Inmet Manoel Rangel.
Ele explicou que, se as cinzas vierem para o Brasil, isso deve acontecer entre hoje e amanhã. Depois, a própria massa de ar polar deverá dissipar a nuvem de cinzas.

ORIENTAÇÕES
TAM e Gol disseram que os passageiros afetados pelos cancelamentos serão reacomodados sem cobrança das taxas previstas.
No caso da Gol, se o passageiro preferir cancelar a viagem, receberá reembolso integral do bilhete.
As empresas orientam seus passageiros a verificar a situação dos voos antes de se dirigir ao aeroporto.
Localizado no Sul do Chile, o vulcão Puyehue entrou em erupção, a maior desde 1960, no dia 4 de junho. No último mês, suas cinzas chegaram a fechar o espaço aéreo argentino e cancelaram diversos voos entre o Brasil e países da América do Sul.


Texto Anterior: Voo 447: Peritos avançam na identificação de corpos
Próximo Texto: Administração: Kassab diz que vai doar aumento para o AC Camargo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.