São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Jamais pousaria com reversor travado sob chuva", diz piloto

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em depoimento ontem à polícia no inquérito que investiga o acidente com o Airbus-A320 da TAM, o piloto da Gol Marco Antonio Carelli Mazzei disse, na presença do Ministério Público, que "jamais pousaria na pista do aeroporto de Congonhas molhada com um ou dois reversos travados, mesmo se não fosse essa a orientação".
Mazzei confirmou a versão de colegas, prestadas no dia anterior, de que a Gol havia determinado que aviões com o reversor pinado não pousassem na pista de Congonhas sob chuva.
Na véspera da tragédia, Mazzei era piloto do vôo 1203 da Gol, um Boeing-737/800 que vinha de São Luís (MA), e teve dificuldades para frear na pista principal sob chuva, parando a poucos metros do fim da cabeceira. Houve susto entre passageiros, comissários e tripulantes que viajavam em trânsito. Por ter reportado à torre de controle a pista escorregadiça, o piloto foi intimado ontem ao 27º DP (Campo Belo).
Ainda segundo o depoimento, ao qual a Folha teve acesso, o piloto disse que a Gol mantém outras restrições em relação ao pouso das aeronaves, como "ao vento de cauda, que varia em função de cada aeroporto". Procurada pela reportagem, a empresa não se pronunciou. O piloto chegou à delegacia e saiu sem dar declarações.
À polícia, o comandante afirmou que os problemas de frenagem da aeronave decorrem da pista molhada e que "operou na pista principal antes da reforma, em dias de chuva, e não teve dificuldades nos pousos".
Segundo o delegado Antonio Carlos Menezes Barbosa, responsável pelo inquérito que investiga o acidente do Airbus, ao menos 11 pilotos tiveram dificuldades com a pista molhada em Congonhas entre o dia 15 e o momento da tragédia.


Texto Anterior: Para ex-piloto, houve falha no equipamento
Próximo Texto: Procuradoria volta a pedir fechamento de Congonhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.