São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucos de uva têm mais sódio que indicado

Estudo encomendado pela Pro Teste aponta que, de 7 marcas de néctar vendidas nos supermercados, 5 têm problema

Nutricionistas alertam que o excesso do mineral na dieta está ligado à pressão alta; consumo inadvertido pode ser maléfico a intolerantes a sódio

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa feita pela entidade de defesa do consumidor Pro Teste com sucos de uva mostra que, de sete marcas analisadas, cinco têm mais sódio que os valores indicados nas embalagens.
Além de violarem as normas sanitárias, essas bebidas podem causar problemas de saúde às pessoas que, por ordem médica, devem restringir o consumo de sódio. O excesso do mineral na alimentação está ligado à hipertensão arterial.
As análises, que a Pro Teste encomendou a três laboratórios credenciados pelo governo federal, foram feitas em néctares de uva comuns (não os do tipo light) vendidos em caixinha.
Néctar, pela definição do Ministério da Agricultura, é a bebida não fermentada que tem, em sua composição, pelo menos 30% de polpa de fruta (ou 20%, se a fruta for muito ácida).
As empresas fabricantes dos néctares de uva Del Valle, Sufresh, Camp e Bom Sumo informam, nas embalagens, que seus produtos não contêm sódio. Na análise de um copo de 200 ml, no entanto, a Pro Teste encontrou entre 7,5 mg e 8,3 mg de sódio nessas marcas.
No caso do Minute Maid Mais, o rótulo aponta que um copo tem 5,4 mg de sódio. As pesquisas de laboratório mostraram 16,3 mg, valor três vezes superior ao indicado.
"Mesmo que leia o rótulo, o consumidor não sabe o que está ingerindo", afirma Fernanda Ribeiro, pesquisadora da área de alimentos da ProTeste.
Para uma pessoa saudável, o consumo diário de sódio não deve ultrapassar 2.400 mg. O mineral já está em boa parte dos alimentos -é componente básico do sal da cozinha.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não impõe limite à quantidade de sódio dos alimentos. Mas estabelece que os valores nutricionais que aparecem nos rótulos podem ser até 20% maiores ou menores que os obtidos por análises laboratoriais.
Quando os fabricantes informam na tabela nutricional que os néctares não contêm sódio, a Anvisa admite que tenham até 5 mg desse mineral em 200 ml da bebida. Com essa margem, os produtos rotulados como livres de sódio poderiam ter no máximo 6 mg, somados os 20% permitidos. O Minute Maid Mais poderia conter 6,5 mg.
Para especialistas, é fundamental que as informações nutricionais das embalagens sejam precisas. "Se o produto informa que tem zero sódio, então ele tem que ter zero sódio", diz África Isabel Neumann, nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O sódio, encontrado principalmente no sal de cozinha, é importante para que os líquidos do organismo permaneçam em equilíbrio. Esse mineral, porém, não pode ser consumido em excesso, principalmente por quem sofre de hipertensão arterial e de insuficiência cardíaca ou renal.
"Existem pessoas que não tomam água, só tomam suco o dia inteiro. Elas podem ter uma falsa impressão sobre a bebida. Precisam tomar cautela", adverte o endocrinologista Antônio Carlos Lerário, da Sociedade Brasileira de Diabetes.


Texto Anterior: Apreensão de fuzil rende 2 meses de salário a PM do Rio
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.