São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Fabricantes dizem que teores podem mudar dependendo da uva utilizada

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes dos néctares analisados pela Pro Teste garantiram que seguem as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Agricultura. Eles explicaram que diferenças no teor de sódio podem ocorrer dependendo da uva utilizada e do clima do cultivo.
A General Brands, que fabrica o néctar Camp, disse que não adiciona sódio ao suco. A fabricante do Bom Sumo afirmou que "essa pequena diferença [entre o sódio informado e o apontado na pesquisa] não provoca prejuízo à saúde".
A Coca-Cola Company, empresa que fabrica o Minute Maid Mais, explicou que "as diferenças podem resultar de variações de métodos analíticos, uma vez que essas quantidades de sódio são muito baixas".
A Sufresh informou que, em suas análises, encontrou os valores de sódio permitidos, mas admitiu que "é possível haver variações entre lotes".
A Del Valle disse que discorda das análises e que "já está em contato com a área técnica da Pro Teste para esclarecer o possível equívoco".
O Ministério da Agricultura e a Anvisa informaram que não haviam recebido o estudo da Pro Teste. A Anvisa disse que a verificação da qualidade dos alimentos cabe às prefeituras. A Agricultura afirmou que faz fiscalizações freqüentes em indústrias de alimentos.
Havendo problemas nos alimentos, mesmo que não representem risco imediato à saúde, as empresas podem sofrer de advertências e multas à perda da licença de funcionamento.
Das sete marcas avaliadas pela Pro Teste nos teores de sódio, apenas a Batavo (que, por questões de mercado, deixou de ser comercializado recentemente) e a Maguary não tiveram problemas. (RW)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ex-cidade-modelo do Amapá "agoniza"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.