São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade já está sem chuvas há 53 dias

DA FOLHA RIBEIRÃO

Ribeirão Preto vive uma estiagem que atingiu ontem o seu 53º dia. Desde o último dia 10 de julho, quando o LabGeo, da Unaerp, registrou chuvas de 8,6 milímetros, não houve precipitação significativa no município.
Com isso, nos dois últimos meses o total de chuvas ficou abaixo da média histórica registrada em Ribeirão Preto. Em julho, mês que tem média de 20 milímetros, choveu apenas 15. Em agosto, que costuma ter quase a mesma média histórica de julho, não choveu.
Embora os 8,6 milímetros tenham representado o fim de uma série sem chuvas, eles não representam o término da chamada estiagem agrícola, que só ocorre quando as precipitações em um mesmo dia superam a marca de dez milímetros, de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
Para agrometeorologistas, precipitações inferiores a essa não produzem o efeito que o campo precisa e são facilmente "evaporadas" pelo calor durante o dia.
Em Araraquara, a falta de chuvas está mais grave do que em Ribeirão, já que chegou a 81 dias.
"Só uma boa chuva vai amenizar essa estiagem. Não adianta chover pouco, porque no dia seguinte o calor volta a imperar", afirmou o pesquisador do Cepagri Hilton Silveira Pinto.


Texto Anterior: Clima desértico: Baixa umidade em Ribeirão afeta aulas e traz ameaça de incêndio
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.