São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parentes reclamam de saques após acidente

Marido afirma que aliança de 13 anos de casamento foi arrancada do corpo da mulher, reconhecido anteontem no IML

Supervia diz não ter recebido informação formal sobre furto; parentes souberam de morte pelo ex-governador Garotinho

MALU TOLEDO
DA SUCURSAL DO RIO

A família da empregada doméstica Rosana Teófilo, 46, uma das oito vítimas do acidente entre trens na Baixada Fluminense, na última quinta-feira, reclama o desaparecimento de pertences da vítima.
O marido da empregada doméstica, o professor Carlos Nascimento, 38, reconheceu o corpo da mulher na manhã seguinte no IML (Instituto Médico Legal). Viu, porém, que faltava a aliança dela, símbolo de 13 anos de casamento.
"A única coisa que eu não achei foi a aliança. Mas, quando as pessoas ajudam e levam para IML, essas coisas sempre acontecem. É normal. Quer dizer: não é normal, né? Mas os documentos estavam todos lá. Ainda bem, porque ia ser ainda mais complicado", afirmou ele.
Em reportagem publicada ontem pelo jornal "O Globo", testemunhas do acidente também relataram o saque de bolsas e celulares de vítimas por pessoas que invadiram os trilhos logo após o acidente.
O professor conta que a mulher sempre pegava o mesmo trem da Central para Engenheiro Pedreira, na Baixada Fluminense. Ao voltar do trabalho no Grajaú, zona norte do Rio, ela costumava se dedicar à educação dos filhos. Além de preparar o jantar para eles, Rosana ajudava o mais novo, Rafael, 7, a realização das tarefas de casa pedidas pela escola.
"Ele está brincando. Acho que a ficha dele ainda não caiu. O Gustavo, 12, é o mais abalado", disse Nascimento, antes do enterro de Rosana, ontem à tarde, em Engenheiro Pedreira.
A Supervia, empresa que opera desde 1998 a concessão da malha ferroviária urbana na região metropolitana do Rio, informou que não recebeu nenhuma reclamação formal de parentes de vítimas a respeito de furtos de objetos.
Segundo a assessoria da empresa, se eles tivessem sido informados de qualquer problema desse tipo, o Batalhão Ferroviário especializado faria as investigações necessárias.
Ainda segundo a assessoria, a Supervia é responsável pela área do acidente, mas a partir do momento em que a Defesa Civil leva as vítimas para os hospitais e IML, a responsabilidade não é mais da empresa.
No caso de Nascimento, ele não sabe informar quando pode ter ocorrido o furto da aliança, se ainda no local do acidente ou durante o transporte, já que viu o corpo da mulher no IML.
Amanhã, o titular da 58ª DP (Posse), Fábio Pacífico, reúne-se com representantes da empresa. Ele pretende solicitar as informações obtidas na auditoria que está sendo feita pela Supervia sobre o acidente.
O laudo da companhia deve ficar pronto apenas no início da semana que vem.

Pelo rádio
Rosângela Teófilo ficou sabendo que a irmã estava morta no acidente de trens pelo ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB).
Ela tentava conseguir alguma informação no hospital da Posse, em Nova Iguaçu, quando um repórter a colocou para falar com Garotinho, que tem um programa na rádio Melodia.
"Eles não me davam informação nenhuma. O Garotinho ligou para a Supervia e me contou que o nome dela era o primeiro da lista. Foi horrível, a minha esperança é que ela estivesse viva", disse Rosângela.
O enterro de Renan Pedrosa Moreira, 18, ontem de manhã em Queimados, também na Baixada Fluminense, reuniu cerca de 200 pessoas.
Muitos amigos, familiares e ex-professores lamentavam a morte do jovem que era funcionário de uma indústria de produtos alimentícios e freqüentava um curso técnico no Senai de Nova Iguaçu.
Os pais de Renan passaram mal durante o velório.
Renan tinha um grupo de funk e faria uma apresentação artística anteontem à noite.
Duas vítimas do acidente foram identificadas somente ontem no IML de Nova Iguaçu. Leno Paiva Costa, 22, foi enterrado ao meio-dia no Cemitério Municipal de Nilópolis. O enterro de José Marcelino da Silva, 65, estava marcado para ontem às 16 no cemitério de Engenheiro Pedreira.


Texto Anterior: Plantão Médico
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.