São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Próximo Texto | Índice

Bando em BMW rouba joias em arrastão na Oscar Freire

Ao menos 8 homens armados invadiram prédio e assaltaram 3 apartamentos

Foram rendidas 12 pessoas de 4 famílias, inclusive um bebê; ladrões levaram joias, celulares e dinheiro


VANESSA CORREA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
JULIANNA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

Uma quadrilha com pelo menos oito homens fez um arrastão na noite de ontem em prédio residencial da rua Oscar Freire, nos Jardins (zona oeste), uma das áreas mais nobres da cidade.
Os primeiros do grupo invadiram o prédio pela garagem dentro de uma BMW preta, que entrou colada ao carro de um morador.
Segundo relato de moradores, os criminosos entraram gritando: "Quantos judeus tem aqui?"
Buscavam também o apartamento de um andar específico (no prédio, há um por andar), que diziam já ter assaltado há mais de um mês.
Perguntavam também sobre localização de cofres e estavam focados especialmente em conseguir joias.
Peças com pedras preciosas têm sido alvo frequente em assaltos, com a alta demanda internacional na receptação dos objetos. Neste ano, ao menos 15 joalherias de shoppings foram roubadas na capital paulista.

EQUIPADOS
Além das joias, os homens levaram também dinheiro e celulares, entre outros itens.
O bando estava equipado com coletes à prova de balas e armas de alto poder de fogo. "Pareciam submetralhadoras", disse um dos reféns ouvidos pela Folha.
Ao menos 12 pessoas de quatro famílias foram rendidas. Elas eram abordadas na portaria e levadas todas para um mesmo andar. Depois, um membro de cada uma delas acompanhava os assaltantes até seu apartamento para que fosse feito o roubo.
No grupo, havia um bebê de cinco meses. Ninguém ficou ferido. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso pelo assalto.
Os homens falavam, em geral, com tranquilidade, mas em alguns momentos chegaram a ameaçar moradores de sequestro caso não colaborassem com a ação.

UMA HORA
O arrastão começou por volta das 18h45 e durou cerca de uma hora. Acabou quando um dos criminosos recebeu uma mensagem por radiocomunicador. Com isso, uma das quatro famílias rendidas escapou de ter o apartamento roubado.
Mesmo depois que os assaltantes foram embora, os moradores permaneceram no andar em que estavam rendidos, por medo.
O arrastão de ontem foi o 13º ocorrido na cidade em 2010. O mais recente aconteceu em um prédio do bairro da Aclimação (região central de SP) no dia 24 de agosto. Na ocasião, cinco apartamentos foram roubados.


Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: "Já podeis, da pátria filhos, ver..."
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.