São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA URBANA

Falta de oportunidades para jovens favorece crime, diz ONU

DE NOVA YORK

A ONU (Organização das Nações Unidas) vincula a violência urbana, que cresce no mundo, à falta de oportunidades de emprego e vida digna para jovens.
Segundo relatório elaborado pela UN Habitat -órgão voltado aos assentamentos humanos-, entre 1990 e 2000, a taxa de crimes violentos no planeta cresceu de 6 para 8,8 a cada 100 mil pessoas. Nos últimos cinco anos, 70% dos latino-americanos que vivem em cidades foram vítimas de algum crime.
Divulgado ontem, o documento cita São Paulo como exemplo dessa escalada do crime, afirmando que, embora tenha 0,17% da população mundial, a cidade respondeu por 1% dos homicídios registrados em 2006.
"As instituições civis existentes foram subjugadas pelo ritmo de aumento da população e se mostraram incapazes de administrar a demanda por serviços em centenas de áreas ilegais [favelas] que surgiram, onde a presença da lei é pequena ou [nem] sequer existe", diz o relatório, acrescentando que em 1999 a cidade teve 11.455 assassinatos, mais de 17 vezes o número de Nova York.
O governo paulista contesta os dados. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, o dado leva em conta números de 1999, que hoje são três vezes menores.


Texto Anterior: Minas Gerais: Após denúncia, mãe acusada de jogar bebê em ribeirão é presa
Próximo Texto: Em ano eleitoral, Kassab terá verba recorde para investir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.