São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Instituto Biológico se degrada ao lado de museu

Reformas opõem duas secretarias estaduais

DE SÃO PAULO

Um Instituto Biológico malconservado não pode estragar a foto de inauguração do novo Museu de Arte Contemporânea da USP, projeto que a Secretaria de Estado da Cultura tenta concluir nos próximos meses (leia abaixo).
Hoje, um muro separa o antigo Detran, cinquentão modernista de Niemeyer, do octogenário e não menos monumental art déco vizinho.
Mas como parte do projeto da Cultura é substituir o paredão por grades a fim de integrar visualmente os dois edifícios, um laudo técnico que atesta a falta de obras mínimas de manutenção do instituto opõe duas secretarias.
A Cultura pediu à Secretaria da Agricultura que faça obras de recuperação no imóvel tombado que ocupa.
O comunicado foi feito após um laudo do Condephaat (órgão do patrimônio histórico vinculado à Cultura) apontar infiltrações de águas da chuva devido a "falta de manutenção sistemática" de lajes, calhas e da impermeabilização.
Hoje, a arquitetura do prédio fica mais sombria como resultado do aspecto enegrecido que a umidade dá à sua fachada.
A Secretaria da Agricultura afirma que está "ciente das melhorias necessárias e faz intervenções constantes nas áreas em que eventualmente surgem problemas".
Antônio Batista Filho, diretor do instituto, diz que tenta uma parceria com a Secretaria da Cultura para elaborar um projeto executivo e poder buscar a verba para o restauro completo.
Batista afirma que as obras devem custar cerca de R$ 20 milhões, segundo arquitetos consultados. O orçamento anual do instituto é de aproximadamente R$ 30 milhões.
Construído em 1928, atualmente é o maior centro de diagnóstico de doenças das plantas do Brasil.
Em seu terreno, na Vila Mariana, na zona sul, há 1.300 pés de café. Nas colheitas anuais, feitas em evento comemorativo, são obtidos 500 quilos do grão.

(VANESSA CORREA)

INSTITUTO BIOLÓGICO
QUANDO De terça a domingo, das 9h às 16h
ONDE Rua Amâncio de Carvalho, 546, Vila Mariana

FOLHA.com
Veja imagens de problemas no Instituto Biológico
folha.com/fg4720



Texto Anterior: 'Babá de mãe para filha' é profissão em extinção
Próximo Texto: Gasto com manutenção está indefinido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.