São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vizinhos reclamam de aeroporto de Congonhas aberto até 1h30

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os moradores da vizinhança do aeroporto de Congonhas não gostaram nem um pouco da ampliação do horário de funcionamento -agora, ele ficará aberto até 1h30. A principal reclamação dos vizinhos é o barulho que fazem os aviões durante pousos e decolagens.
"Chega uma hora que a gente não consegue nem assistir televisão direito", disse o zelador Cláudio Odair Valverde, 36. Ele mora em um prédio que fica na rota das aeronaves.
De acordo com Valverde, seu filho várias vezes acorda com o barulho dos aviões. "Se passar um avião desses à 1h da manhã, acorda todo mundo em casa. Aí não tem jeito, vai todo mundo pra gandaia", disse.
O engenheiro Silvio Corgnier se revoltou quando foi informado pela reportagem da Folha sobre o novo horário de funcionamento do aeroporto. "É inviável, é uma loucura isso. Tem gente que vai querer jogar uma bomba aí", disse o engenheiro, apontando para o aeroporto. Ele mora praticamente na cabeceira da pista.
"O progresso é lindo, mas que se faça um investimento", afirmou Corgnier. Para ele, a medida se justifica se for para as autoridades tomarem uma atitude que resolva definitivamente o problema. "Eu também tomo avião e sei como é ruim ficar esperando, mas para os moradores é péssimo."
O administrador de empresas Fábio Matheus, 33, também reclama. Ele disse que os moradores dos arredores acabam se acostumando com o barulho, mas que é praticamente impossível falar ao telefone, conversar e assistir televisão em casa, por exemplo.
Essas atividades simples só são possíveis, de acordo com Matheus, após o horário em que pousos e decolagens são proibidos no aeroporto. Agora, ficará ainda pior. "Se for provisório, a gente até entende. Só não dá pra virar uma coisa definitiva", alertou.
Vera Rocha, 40, funcionária de uma empresa de transporte internacional, disse que já se acostumou com o barulho dos aviões e que isso não atrapalha seu sono. Mas afirma que, com o novo horário do aeroporto, o barulho deve incomodar mais.
"Chego em casa à noite, fico o dia todo fora, então convivo pouco com o barulho. Até o horário que o aeroporto fecha, o barulho incomoda. Como vou dormir por volta de meia-noite, é provável que isso agora incomode mais", disse.


Texto Anterior: Centro no DF controla 85% dos vôos regulares
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: "Quando meu bem-querer me vir..."
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.