São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pai" da Wikipédia será sabatinado no dia 12

Jimmy Wales é o criador da enciclopédia colaborativa mais acessada da internet; são 10 milhões de artigos em cerca de 250 línguas

Devido ao sucesso do site, o norte-americano tem sido apontado como uma das principais personalidades do século

DA REDAÇÃO

A Folha sabatina no próximo dia 12 (quarta-feira), das 11h às 13h, o norte-americano Jimmy Wales, 42, fundador da Wikipédia, a enciclopédia colaborativa mais acessada na internet. As inscrições para participar do evento estão abertas para os leitores do jornal.
Ele será entrevistado por Ana Lucia Busch, diretora-executiva da Folha Online, Rodolfo Lucena, editor de Informática, e Carlos Kauffmann, gerente do Banco de Dados da Folha.
Durante as duas horas, Wales também responderá a perguntas da platéia, que poderá enviar questões no dia do evento. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta, das 14h às 19h, pelo telefone 0/xx/11/3224-3473 ou pelo e-mail eventofolha@folhasp.com.br. É preciso dar nome completo, telefone e RG. A sabatina será no teatro Folha (av. Higienópolis, 618, 2º piso). Haverá tradução simultânea.

Guerra ao Google
Neste ano, Wales declarou guerra ao Google ao lançar o mecanismo de buscas Wikia Search, que segue o mesmo princípio da Wikipédia: construção colaborativa, por meio de uma interface que permite ao usuário criar, editar, modificar ou apagar informações.
Com isso, Wales e Angela Beesley, co-fundadora da ferramenta, esperam oferecer aos usuários resultados mais relevantes do que os apresentados pelo Google, contando com a ajuda dos usuários. No entanto, nem bem chegou ao mercado e a Wikia Search sofreu o mesmo tipo de ataque feito à Wikipédia: para os críticos, mecanismos do tipo plataforma aberta não garantem aos usuários que seu conteúdo seja confiável.
Apesar das desconfianças, a Wikipédia é acessada por 25% dos internautas em todo o mundo. Sua base de dados dispõe de mais de 10 milhões de artigos em cerca de 250 línguas.
Por causa do sucesso da Wikipédia e por suas inovações no setor, Wales em sido apontado por diversas instituições como uma das principais personalidades deste século. Figurou em listas da revista "Time" como uma das cem pessoas mais influentes do mundo e na "Forbes" como uma das 25 maiores celebridades da internet.
Atualmente no conselho da Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos detentora das marcas Wikipédia e Wikinotícias, entre outras plataformas colaborativas, Wales vem ao Brasil inaugurar oficialmente o Instituto Wikimedia Brasil. A organização brasileira terá o objetivo de apoiar a construção de conhecimento gratuito em português e nas línguas dos povos indígenas.


Texto Anterior: Incêndio: Explosão em refinaria mata três operários
Próximo Texto: Arcebispo no PR cria curso on-line de catecismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.