São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

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Agência ligada a tucanos lidera licitação

Duas empresas vinculadas a campanhas do PSDB são favoritas em concorrência para publicidade oficial da Prefeitura de São Paulo

No total, 14 agências participarão da segunda fase da licitação; empresa vencedora sai até o final do ano, segundo a prefeitura

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

As agências Nova S/B Comunicação e Lua Branca, ligada a campanhas de políticos tucanos, foram as duas primeiras colocadas na primeira fase da licitação da publicidade oficial da Prefeitura de São Paulo e são favoritas para assumir o contrato. Só em 2007, a prefeitura pretende gastar R$ 35 milhões.
A prefeitura é comandada pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL), que assumiu o cargo após a renúncia de José Serra (PSDB), governador eleito.
Quinze agências disputavam o contrato com o município, mas uma foi desclassificada por não alcançar os 75% da maior nota apurada (86 pontos).
A próxima fase será a abertura das propostas comerciais. O preço cobrado pelas agências, de acordo com o edital, terá peso de 30% na elaboração do resultado final da licitação. Em razão do pequeno peso do preço, a escolha das duas agências está praticamente chancelada.
A Nova S/B, ex-SNBB Novagência, dos publicitários Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, alcançou a maior pontuação na concorrência, tanto na nota final como no índice técnico.
A SNBB foi envolvida no escândalo do mensalão e foi acusada, em relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), de envolvimento em pagamentos indevidos em contratos com a Caixa Econômica Federal.
Em seguida, veio a Lua Branca, do marqueteiro Luiz González, que trabalhou nas campanhas eleitorais de diversos políticos do PSDB, incluindo de Serra, na corrida pela prefeitura paulistana, em 2004, e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência.
Entre outras campanhas tucanas que já realizou estão a de Mário Covas para governador, a de José Serra para o Senado (1994) e as de Geraldo Alckmin, para prefeito de São Paulo em 2000 e ao governo, em 2002.
Sua agência é um desdobramento da GW, que mantém vários contratos com o governo do Estado de São Paulo.
Em julho do ano passado, a Lua Branca assinou com a Casa Civil do governo do Estado um contrato de R$ 25 milhões.
A Agnelo Pacheco Criação e Propaganda, que divide a conta com a PG Comunicação desde a administração Marta Suplicy (PT), chegou em sexto lugar.

Critérios
Segundo a prefeitura, a avaliação técnica das empresas ocorreu mediante a apresentação de uma campanha publicitária com "questões de cidadania e serviços". A Nova S/B atingiu 86 e a Lua Branca, 85,6.
Após a abertura dos envelopes com os preços, a segunda fase, a comissão de licitação vai analisar os documentos das empresas.
Se a primeira colocada apresentar problemas, ela será eliminada e assume automaticamente a segunda mais bem classificada. A prefeitura estima que até o final do ano o processo estará concluído.


Colaborou ROGÉRIO PAGNAN, da Reportagem Local


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