São Paulo, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-alagados agora enfrentam falta d'água

Moradores transferidos do Jardim Pantanal para prédio da CDHU afirmam depender de caminhão-pipa

DO "AGORA"

Depois de conviverem com alagamentos frequentes, moradores da região do Jardim Pantanal (zona leste de São Paulo) que se mudaram para um prédio da CDHU, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, agora enfrentam a falta de água.
No final do ano passado, 180 famílias foram transferidas de forma definitiva. Os moradores, que ainda não estão pagando as prestações dos imóveis, contam que o começo foi perfeito. Bons apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e, o melhor de tudo, longe da água da enchentes.
Mas não demorou para a tranquilidade ir embora. Segundo eles, a água da rua não consegue abastecer a caixa-d'água do condomínio. Para encher a caixa, é preciso que um caminhão-pipa pegue a água da rua e a transfira para o reservatório. Da torneira só sai ar, e a quantidade de caminhões-pipa não é suficiente, segundo eles.
"A partir da segunda semana começou a faltar água. Na minha casa moram nove pessoas. Não podemos tomar banho, não consigo fazer comida, é um horror. A situação está muito difícil", diz a dona de casa Isabel Cristina Souza da Silva, 30.
"Estava tomando banho e tive que tirar o sabão com a toalha. Lá [no Jardim Pantanal] tinha água demais. Aqui, de menos", reclama a aposentada Eurides Martins dos Santos, 76.
A dona de casa Maria Cícera da Silva, 47, também se queixa de conviver com a pia cheia de louça suja. "Mesmo quando a água chega à torneira lá na porta do condomínio, fica difícil para mim. Fiz uma cirurgia no coração e não posso pegar peso. Tenho três crianças aqui dentro, não posso nem fazer um lanche para eles, nada."
A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) disse que enviará hoje equipe ao local para fazer eventual reparo na bomba que abastece a caixa-d'água. Segundo a empresa, em outras duas oportunidades, foi constatado que a bomba estava queimada devido ao manuseio incorreto do equipamento por moradores.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Área alagada: Kassab declara calamidade pública na Zona Leste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.