São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

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Aprovação a transporte sobe, mas não em linhas "nobres"

Pesquisa da ANTP, feita antes de reajuste, mostra melhora da imagem dos ônibus

Houve queda na satisfação dos usuários com os corredores exclusivos e as linhas 2 do Metrô e 9 da CPTM

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

A imagem dos principais meios de transporte coletivo em São Paulo melhorou -mas não em linhas consideradas "nobres", com forte apelo na classe média.
Entre os exemplos de piora estão corredores de ônibus, linhas 2-verde do Metrô e 9-esmeralda da CPTM (que beira a marginal Pinheiros).
Os resultados são de pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) patrocinada pelos principais órgãos públicos e empresas de transporte.
Feita em novembro, antes do reajuste da tarifa, ela aponta alta de 50% para 59% na aprovação dos ônibus da capital em relação a 2009. Mas houve piora nas pistas exclusivas municipais -novas líderes em insatisfação.
Esses corredores, como Nove de Julho e Rebouças, foram implantados para dar mais qualidade aos coletivos e atrair quem anda de carro.
Mas, além do asfalto ruim, os engarrafamentos são comuns. A satisfação com eles caiu de 58% para 53% (no Expresso Tiradentes, é de 74%).
A construção de corredores é a segunda prioridade citada na pesquisa para a melhoria do trânsito, atrás apenas da ampliação do metrô.
Técnicos da ANTP admitem a hipótese de a alta na satisfação com os ônibus ter influência econômica (de gente que andava a pé e migrou para os coletivos) e da melhora no trânsito por conta de obras como Rodoanel e ampliação da marginal Tietê.
O prefeito Gilberto Kassab diz que reorganizou linhas e reduziu tempos de viagem -e promete investir em três novos corredores.
O metrô teve oscilação de 82% para 84% na satisfação, no limite da margem de erro de dois pontos. Em 2006, esse índice era de 93%.
O presidente do Metrô, Sérgio Aveleda, considera esse resultado positivo diante de seguidos recordes na quantidade de passageiros. "Estamos conseguindo manter nosso padrão mesmo com mais demanda."
A linha 2-verde, que foi expandida até a Vila Prudente e aumentou em 12,6% seus passageiros, é a única onde houve uma queda de aprovação -de 88% para 84%.
A mesma tendência foi verificada na linha 9 da CPTM. Na média dos trens, porém, a avaliação melhorou, de 50% para 54% -embora ainda siga muito abaixo do metrô.
O impacto negativo em linhas nobres preocupa porque elas são uma porta de atração de usuários de carro.
"Se a qualidade baixar, não tem como segurar quem tem outra opção. O transporte público só vai melhorar quando as classes A e B entrarem para valer", diz Ailton Brasiliense, presidente da ANTP.
A pesquisa foi feita pela Toledo & Associados, com 2.340 entrevistas domiciliares na Grande SP -com quem usou os meios ao menos uma vez em três meses.
Os pesquisadores dizem que campanhas publicitárias como a do plano de expansão do transporte do Estado têm influência na imagem.


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