São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ÚLTIMA MODA 30ª SÃO PAULO FASHION WEEK

Apocalipse do sagrado

COLEÇÕES MASCULINAS DE JOÃO PIMENTA E ALEXANDRE HERCHCOVITCH ROUBAM A CENA FALANDO DE RELIGIÃO E CATACLISMAS

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA DE MODA

A moda masculina roubou a cena no último dia da SP Fashion Week, com os desfiles das grifes João Pimenta e Alexandre Herchcovitch.
Pimenta, cruzando o militar e o religioso, abordou o tema das autoridades.
A coleção ainda guarda algumas referências da temporada passada, quando o estilista falou da família real portuguesa. Assim, a autoridade dos reis se transfigura em generais religiosos: imagens de trajes de padres e uniformes militares misturadas em túnicas, calças e casacos.
Mas o melhor ainda está por vir. Pimenta transforma seus homens não em padres, mas em freiras.
A troca do masculino pelo feminino, é claro, seria apenas carnavalesca, não fosse o contexto da coleção.
Da forma como é inserida a figura do homem-freira na passarela, fica dada uma relação com a polêmica que faz balançar a autoridade da Igreja Católica: enquanto o Vaticano condena e exclui abertamente os homossexuais, sabe-se que os quadros da instituição abrigam, sistematicamente e há séculos, muitos religiosos gays.
Na sequência, Alexandre Herchcovitch fez uma releitura inteligente das previsões apocalípticas que ganharam força na última década. Ele parte de uma tragédia climática, mas acaba falando de algo mais amplo.
Os homens de Alexandre são sobreviventes em um mundo onde algo foi ou será destruído- poderia ser o ambiente ou, por exemplo, um sistema político dominante.
Esses homens usam máscaras e lenços de guerrilheiros estilizados. A nova resistência se veste com tyvek (tecido tecnológico impermeável e ultrarresistente) e acetato térmico.
Em tempos em que as convulsões mundiais pairam no ar -embora não haja relação direta, vêm à mente as imagens das atuais manifestações no Egito-, é de alguma forma reconfortante encontrar estilistas que estão conectados com o tempo em que vivem.
O homem de Herchcovitch anda pesado em suas botas e não tem cara de quem foge da luta.

FOLHA.com

Confira na internet

SPFW
Confira bate-papo com a editora de Moda, Vivian Whiteman, às 17h
http://www.folha.com.br/110333

A EVOLUÇÃO DO POKÉMON LUXUOSO




LAVE A ALMA, BRASIL!
A Cavalera fechou a temporada outono-inverno 2011 da SPFW com um desfile com chuva artificial. A coleção, cheia de símbolos oficiais brasileiros, mostrou o melhor do jeanswear da grife.

A Folha curtiu isso

com NINA LEMOS, PEDRO DINIZ e VITOR ANGELO


Texto Anterior: Tocantins: Contra reincidência, secretaria quer presos de uniforme rosa
Próximo Texto: Meu dia de TOP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.