São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Equipe de segurança dita as normas"

DA REPORTAGEM LOCAL

Ex-conselheira tutelar e ex-integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo, a psicóloga Elizete Aparecida Rossoni Miranda afirma estar decepcionada com o que viveu durante quase um mês na Febem. "A segurança é quem dita as normas e as regras 24 horas por dia", afirmou ela.

Folha - O que provocou a sua demissão? Elizete Aparecida Rossoni Miranda - Eu comecei a trabalhar no dia 2 de fevereiro em uma situação bastante precária no quadro de pessoal e também com problemas estruturais. Tem funcionários trabalhando 32, 36 horas em plantão seguido. Mas o dificultador maior é a autonomia que a divisão da segurança tem. E é nessa divisão que se localiza o problema.

Folha - A senhora também é contrária à tranca?
Miranda -
Somos totalmente contrários a esse tipo de contenção, que não chega nem perto do projeto pedagógico que está sendo falado pela secretaria.

Folha - Por quê?
Miranda -
A tranca coletiva contraria o regulamento da Febem. Até porque a gente não consegue recuperar o projeto pedagógico na hora de abrir a tranca. Em vez da contenção, a gente vai aumentar o nível de agressividade.

Folha - Você se sente frustrada com o que aconteceu?
Miranda -
Fica uma decepção muito grande com um projeto que poderia dar certo. Não é uma questão de não acreditar que é preciso ter limites para convivência. Isso faz parte do projeto pedagógico. Mas o que existe é um abuso e um desmando. A segurança é quem dita as normas e as regras as 24 horas do dia.

Folha - Não há atividades?
Miranda -
É muito contraditória a fala do secretário quando diz que tem de ter disciplina, e o que a gente encontrou foi ociosidade total dos adolescentes por falta de oficinas de trabalho, pela própria falta do ensino formal.


Texto Anterior: Outro lado: Justiça ordena a contenção, diz secretário
Próximo Texto: Na hora do rush: Ato de estudantes pára avenida Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.