São Paulo, sexta-feira, 03 de março de 2006

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ADMINISTRAÇÃO

Presidenciável do PSDB agora gasta em média R$ 2,1 milhões com propaganda, contra R$ 300 mil até setembro de 2005

Serra intensifica gastos com publicidade

CONRADO CORSALETTE
FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A administração do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), está gastando mais com publicidade.
Até setembro do ano passado, a média mensal de comprometimento da prefeitura com propagandas era de cerca de R$ 300 mil.
Desde então, quando se intensificaram as articulações em torno da candidatura do PSDB à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a média de gastos saltou para cerca de R$ 2,1 milhões.
Os números constam do SEO (Sistema de Execução Orçamentária) da prefeitura paulistana e se referem a valores liquidados (quando o pagamento é autorizado após a execução do serviço).
Serra e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, são os dois pré-candidatos do PSDB à Presidência. Enquanto Alckmin já se declarou publicamente candidato, o prefeito tem evitado falar do assunto. Tucano mais bem colocado nas pesquisas, Serra avalia os riscos de deixar o cargo para disputar a Presidência com apenas 15 meses de governo.
Auxiliares do prefeito negam que o aumento tenha viés eleitoral e alegam que o desembolso apenas se "normalizou" após um período de ajuste fiscal, adotado pelo prefeito no primeiro ano de seu mandato.
Já a oposição vê o aporte de recursos como um cálculo eleitoral do prefeito. "Serra tem destinado tempo e dinheiro para se viabilizar como candidato à Presidência", afirma o vereador Paulo Fiorillo (PT). "Os gastos contrariam seu discurso de campanha", diz o vereador Antonio Donato (PT).

Recapeamento e eleição
O atual foco da propaganda oficial do município é o programa de recapeamento de ruas. A exemplo do que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no trabalho de tapa-buracos nas rodovias federais, Serra investiu em ações para a melhoria do sistema viário e, agora, "presta contas à população", conforme define sua Secretaria Executiva de Comunicação.
Na propaganda da TV, que utiliza como música de fundo uma cantiga de roda, o locutor não se dirige apenas aos paulistanos. Afirma que as ruas do município são "de todos os brasileiros".
A prefeitura alega que tal referência é feita para incentivar o turismo na cidade. O espaço comprado pela administração nas emissoras de TV prevê veiculação em todo o Estado de São Paulo.
A publicidade sobre o recapeamento de ruas se encerra hoje, após uma semana de exibições nas grades de diversas emissoras. De acordo com a Secretaria Executiva de Comunicação, a veiculação da peça custou R$ 297 mil.
Cada uma das seis inserções previstas para irem ao ar no "Jornal da Globo", por exemplo, atingiu cerca de 800 mil domicílios.
O próximo tema da publicidade oficial será a saúde, assunto ligado diretamente à biografia de Serra, que foi ministro da área no governo Fernando Henrique Cardoso. O prefeito já analisa as sugestões de seus assessores.
Desde o início do ano, a propaganda oficial já abordou temas educacionais e de orientação ao paulistano (dicas sobre o pagamento do IPTU). A prefeitura não fez liquidações de publicidade em janeiro deste ano, o que não significa que não tenha havido propaganda no período -a burocracia, às vezes, atrasa o registro no SEO.
O Orçamento de 2006 prevê gastos da prefeitura de até R$ 23 milhões com publicidade. Trata-se de um valor menor do que era desembolsado pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT). A média mensal de gastos de Serra até agora é de cerca de R$ 1 milhão (valores liquidados). Marta desembolsou cerca de R$ 3 milhões ao mês em quatro anos de mandato.


Colaborou DANIEL CASTRO, colunista da Folha


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