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ADMINISTRAÇÃO
Presidenciável do PSDB agora gasta em média R$ 2,1 milhões com propaganda, contra R$ 300 mil até setembro de 2005
Serra intensifica gastos com publicidade
CONRADO CORSALETTE
FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL
A administração do prefeito de
São Paulo, José Serra (PSDB), está
gastando mais com publicidade.
Até setembro do ano passado, a
média mensal de comprometimento da prefeitura com propagandas era de cerca de R$ 300 mil.
Desde então, quando se intensificaram as articulações em torno
da candidatura do PSDB à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula
da Silva, a média de gastos saltou
para cerca de R$ 2,1 milhões.
Os números constam do SEO
(Sistema de Execução Orçamentária) da prefeitura paulistana e se
referem a valores liquidados
(quando o pagamento é autorizado após a execução do serviço).
Serra e o governador de São
Paulo, Geraldo Alckmin, são os
dois pré-candidatos do PSDB à
Presidência. Enquanto Alckmin
já se declarou publicamente candidato, o prefeito tem evitado falar do assunto. Tucano mais bem
colocado nas pesquisas, Serra
avalia os riscos de deixar o cargo
para disputar a Presidência com
apenas 15 meses de governo.
Auxiliares do prefeito negam
que o aumento tenha viés eleitoral
e alegam que o desembolso apenas se "normalizou" após um período de ajuste fiscal, adotado pelo prefeito no primeiro ano de seu
mandato.
Já a oposição vê o aporte de recursos como um cálculo eleitoral
do prefeito. "Serra tem destinado
tempo e dinheiro para se viabilizar como candidato à Presidência", afirma o vereador Paulo Fiorillo (PT). "Os gastos contrariam
seu discurso de campanha", diz o
vereador Antonio Donato (PT).
Recapeamento e eleição
O atual foco da propaganda oficial do município é o programa de
recapeamento de ruas. A exemplo
do que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no trabalho de tapa-buracos nas rodovias federais,
Serra investiu em ações para a
melhoria do sistema viário e, agora, "presta contas à população",
conforme define sua Secretaria
Executiva de Comunicação.
Na propaganda da TV, que utiliza como música de fundo uma
cantiga de roda, o locutor não se
dirige apenas aos paulistanos.
Afirma que as ruas do município
são "de todos os brasileiros".
A prefeitura alega que tal referência é feita para incentivar o turismo na cidade. O espaço comprado pela administração nas
emissoras de TV prevê veiculação
em todo o Estado de São Paulo.
A publicidade sobre o recapeamento de ruas se encerra hoje,
após uma semana de exibições
nas grades de diversas emissoras.
De acordo com a Secretaria Executiva de Comunicação, a veiculação da peça custou R$ 297 mil.
Cada uma das seis inserções
previstas para irem ao ar no "Jornal da Globo", por exemplo, atingiu cerca de 800 mil domicílios.
O próximo tema da publicidade
oficial será a saúde, assunto ligado
diretamente à biografia de Serra,
que foi ministro da área no governo Fernando Henrique Cardoso.
O prefeito já analisa as sugestões
de seus assessores.
Desde o início do ano, a propaganda oficial já abordou temas
educacionais e de orientação ao
paulistano (dicas sobre o pagamento do IPTU). A prefeitura não
fez liquidações de publicidade em
janeiro deste ano, o que não significa que não tenha havido propaganda no período -a burocracia,
às vezes, atrasa o registro no SEO.
O Orçamento de 2006 prevê
gastos da prefeitura de até R$ 23
milhões com publicidade. Trata-se de um valor menor do que era
desembolsado pela ex-prefeita
Marta Suplicy (PT). A média
mensal de gastos de Serra até agora é de cerca de R$ 1 milhão (valores liquidados). Marta desembolsou cerca de R$ 3 milhões ao mês
em quatro anos de mandato.
Colaborou DANIEL CASTRO, colunista
da Folha
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