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ADMINISTRAÇÃO
Prefeita fará suplementação destinando mais R$ 12,5 milhões (55,5% do valor inicial previsto no Orçamento) para o setor
Marta aumenta verba para publicidade
JOÃO CARLOS SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL
Em ano eleitoral, a prefeita Marta Suplicy (PT) decidiu aumentar
a verba destinada à publicidade
de seu governo. Uma suplementação de recursos destinará mais
R$ 12,5 milhões para gastos da administração com esse tipo de despesa neste ano. O valor equivale a
55,5% dos R$ 22,5 milhões inicialmente previstos no Orçamento
2002 da Prefeitura de São Paulo.
No total, a prefeitura poderá
gastar R$ 35,9 milhões (valor
atualizado pela inflação) com publicidade neste ano. No ano passado, o primeiro da gestão Marta,
o gasto efetivo no setor ficou em
R$ 23,1 milhões. No começo de
2001, R$ 16 milhões tinham sido
reservados para publicidade.
A suplementação para gasto em
publicidade neste ano está prevista no SEO (Serviço de Execução
Orçamentária) da prefeitura e
consta de documento divulgado
ontem pelo vereador Roberto Trípoli (PSDB), que faz oposição ao
governo na Câmara Municipal.
Depois da divulgação do documento, a suplementação foi confirmada pelo secretário Valdemir
Garreta (Comunicação).
Apenas quando a transferência
de recursos for publicada no
"Diário Oficial" do município será possível saber a origem da verba -corte em outra área ou arrecadação que não estava prevista.
Para Garreta, o aumento do gasto no setor se justifica pelo "direito" do cidadão de ser informado.
Guerra
Parte dos R$ 12,5 milhões que
Marta terá a mais para publicidade vai ser gasto com a chamada
"guerra da educação", segundo o
secretário de Comunicação.
O termo foi usado em um e-mail de um publicitário, que presta serviços à prefeitura, enviado
esta semana ao endereço de Luís
Favre, namorado da prefeita.
No e-mail, ele lista estratégias
para Marta enfrentar a crise provocada pela mudança de uma lei,
no ano passado. Com a alteração,
proposta pela prefeitura, novos
gastos foram incluídos na verba
obrigatória da educação.
Contrário à mudança, o vereador Carlos Giannazi votou contra
Marta, foi expulso do PT e agora
recorre da decisão no Diretório
Estadual do partido.
A "campanha publicitária" prevista no e-mail, que deverá custar
R$ 2,5 milhões, será feita para "explicar" a mudança aos moradores
e será veiculada ainda neste mês.
Gasto semelhante feito pela administração no ano passado permitiu a veiculação de 580 inserções em emissoras de rádio e outras 300 em TV. Na época, a campanha foi usada para divulgar os
projetos sociais de Marta.
Além dos R$ 2,5 milhões, a prefeitura também fará novos gastos
para produzir folhetos, que deverão ser distribuídos nas escolas
para pais, alunos e professores.
Segundo o secretário Garreta, a
prefeitura não tinha ontem o valor que deverá ser gasto com o
material, também citado no e-mail enviado a "Marta (via Luís)".
A prefeita e Favre já se manifestaram sobre o caso. Eles negam
que o envio do e-mail a Favre, que
trabalha com publicidade, signifique interferência dele em decisões da prefeitura.
Contrato
O contrato assinado pela gestão
petista com o Consórcio Parceria
São Paulo, integrado pelas agência de publicidade Agnelo Pacheco, Markplan e PG Comunicação,
será renovado neste mês.
O consórcio venceu licitação
feita no ano passado e assinou
contrato de seis meses. A nova
contratação será feita pelo mesmo
período e prevê a possibilidade de
a prefeitura gastar R$ 20 milhões.
Por conta do ano eleitoral, a
prefeitura terá de interromper a
veiculação de determinadas peças
publicitárias a partir de julho.
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