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América Latina une ensino e comunicação
DA REPORTAGEM LOCAL
Algo de novo tem ocorrido no
campo da inter-relação comunicação/tecnologias da informação/educação.
O Seminário Internacional sobre Comunicação e Educação,
realizado em outubro de 1999, em
Bogotá (Colômbia), é um exemplo. Resultou no livro "Comunicación-Educación, Coordinadas,
Abordajes y Travesías", coordenado por Carlos Eduardo Valderrama, considerado um marco na
definição dos parâmetros teóricos
que aproximam comunicação e
educação na América Latina.
Em São Paulo, o professor Ismar de Oliveira, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da
USP, desenvolve trabalhos sobre
o assunto. Para ele, educomunicação é educação para a comunicação. São estudos e reflexões sobre
a relação entre os pólos vivos do
processo de comunicação (produtores, processo produtivo e a
recepção das mensagens).
Nos países latino-americanos,
as práticas de educação para a comunicação estiveram tradicionalmente vinculadas às propostas de
comunicação alternativa e aos
projetos de resistência cultural
dos anos 70 e 80.
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