São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

América Latina une ensino e comunicação

DA REPORTAGEM LOCAL

Algo de novo tem ocorrido no campo da inter-relação comunicação/tecnologias da informação/educação.
O Seminário Internacional sobre Comunicação e Educação, realizado em outubro de 1999, em Bogotá (Colômbia), é um exemplo. Resultou no livro "Comunicación-Educación, Coordinadas, Abordajes y Travesías", coordenado por Carlos Eduardo Valderrama, considerado um marco na definição dos parâmetros teóricos que aproximam comunicação e educação na América Latina.
Em São Paulo, o professor Ismar de Oliveira, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, desenvolve trabalhos sobre o assunto. Para ele, educomunicação é educação para a comunicação. São estudos e reflexões sobre a relação entre os pólos vivos do processo de comunicação (produtores, processo produtivo e a recepção das mensagens).
Nos países latino-americanos, as práticas de educação para a comunicação estiveram tradicionalmente vinculadas às propostas de comunicação alternativa e aos projetos de resistência cultural dos anos 70 e 80.


Texto Anterior: Infância: Projeto leva vídeos brasileiros a mais de cem mil crianças
Próximo Texto: Dá pra resolver: Encontro no Rio debate mídia com adolescentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.