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Congonhas terá três estações de novo "metrô de superfície"
Primeira etapa ligará a estação São Judas ao aeroporto e deverá ficar pronta em 2010, ao custo de R$ 200 milhões
Aeroporto terá estações para terminal de passageiros, área administrativa da Infraero e táxi aéreo; rede de transporte ligará linha da CPTM ao metrô
DA REPORTAGEM LOCAL
O "metrô de superfície" que
será construído na zona sul de
São Paulo terá três estações no
aeroporto de Congonhas. A primeira etapa da obra ligará a estação São Judas do metrô (linha 1-azul) ao aeroporto.
O governo definiu que a obra
usará a tecnologia VLT (veículo
leve sobre trilhos) -um trem
mais leve que o metrô e com
menor capacidade, embora
com custo semelhante.
Somente em Congonhas, serão três estações no aeroporto
-uma para o táxi aéreo, uma
para a área administrativa da
Infraero e outra para o terminal de passageiros.
Toda a rede de VLT fará a interligação da linha 9-esmeralda
da CPTM (Companhia Paulista
de Trens Metropolitanos) com
o metrô, a rodoviária do Jabaquara e o aeroporto.
Um ramal ligará a estação
Morumbi da CPTM, na marginal Pinheiros, à estação Jabaquara do metrô -anexa à rodoviária, de onde partem ônibus
para o litoral sul-, passando
por toda a extensão da av. Jornalista Roberto Marinho. Mais
ou menos na metade do caminho, haverá uma interligação
com o ramal de Congonhas.
A primeira etapa da obra do
VLT, entre São Judas e Congonhas, terá cerca de 1,2 km. O
custo desse trecho é estimado
em R$ 200 milhões. O governo
do Estado promete concluir a
obra até 2010.
Em seguida, começará a obra
do restante da rede de VLT, que
ainda não tem prazo para ser
concluída e tem custo total estimado em R$ 1,2 bilhão.
Esse custo deve ser dividido
igualmente entre prefeitura,
governo do Estado e governo
federal. A obra está sendo projetada, de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a pedido do Ministério da Defesa, que quer viabilizar a ligação sobre trilhos entre
os dois aeroportos da região
metropolitana.
Também está planejada a
instalação de uma linha exclusiva de trem que ligará a estação da Luz, no centro, ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Com isso, o passageiro poderia trocar de aeroporto sem
enfrentar o trânsito de São
Paulo, usando o trem e o VLT
para se integrar ao metrô.
O projeto do "metrô de superfície" ainda está sendo elaborado. Por isso, não é possível
saber ainda quais serão as estações ao longo do caminho e os
pontos exatos das interligações
dos dois ramais do VLT.
Está prevista, ainda, outra interligação com a rede de metrô,
provavelmente na futura estação Campo Belo (linha 5-lilás).
A tecnologia VLT foi escolhida por ser de construção mais
rápida e ter capacidade adequada à demanda prevista para a
região, de 15 mil passageiros
por hora em cada sentido -o
metrô transporta até 40 mil
pessoas por hora por sentido.
(EVANDRO SPINELLI)
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