UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recife tem confronto em manifestação

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Motoristas de vans e Kombis que atuam no transporte irregular de passageiros em Recife entraram em confronto com policiais militares em protesto ontem na avenida Mascarenhas de Moraes, uma das principais da cidade.
Os manifestantes fecharam a via em protesto contra o projeto que regulamenta a atividade, aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito. A partir de setembro, o número de veículos circulando cairá de 1.200 para 252.
Bombas de efeito moral foram jogadas contra os perueiros, que fizeram barricadas com sacos de lixo. Pelo menos uma pessoa teria sido hospitalizada, atingida por spray de pimenta. Nove foram detidos. Os motoristas querem pelo menos 700 lotações e mais linhas. A prefeitura, administrada pelo PT, diz já ter ampliado a frota, que previa inicialmente 207 carros.
Houve vários tumultos durante o dia, mas o maior problema ocorreu na Mascarenhas de Moraes, onde os motoristas pararam os carros, formando fila indiana de cerca de dois quilômetros.
Por volta das 4h30, um ônibus da rota Linha do Tiro-Centro foi incendiado por quatro pessoas não identificadas em um terminal. A polícia investiga se há ligação com o protesto dos perueiros.
No bairro de Boa Viagem, 12 perueiros foram detidos, acusados de promover piquetes. Eles foram liberados após depoimento.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) reforçou as linhas de ônibus para tentar evitar superlotação, mas houve problemas na periferia.
No final da tarde, integrantes das duas entidades dos perueiros da região metropolitana se reuniram com o secretário dos Serviços Públicos de Recife, Dilson Peixoto, e o presidente da EMTU, Evandro Avelar. Não houve acordo.
O presidente do SindRecife, José Gonçalves, disse que os motoristas poderão ampliar os protestos. A EMTU informou que pode reforçar mais a frota. Segundo a empresa, por dia há 1,5 milhão de usuários para os 2.000 ônibus do sistema na região metropolitana.
As 1.200 lotações que circulam em Recife, diz Amauri Soares, presidente do SindKombi, transportam 250 mil pessoas por dia. Para a EMTU, são 200 mil.


Texto Anterior: Secretário de Governo saiu pela janela
Próximo Texto: Motoristas enfrentam PMs em Campinas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.