São Paulo, quarta-feira, 03 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

HELENA UCHOA ESTEVES (1922-2009)

Era contra a blusa de alcinha no trabalho

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dona Helena Uchoa Esteves, aposentada como chefe de seção do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em São Paulo, segundo informou a família, era do tipo "conservadora" e muito "correta".
Marco, casado com Ana Christina, uma de suas netas, lembra que, certa vez, durante o expediente, dona Helena mandou uma das funcionárias de volta para casa: a moça usava blusa de alcinha -e só deveria voltar ao serviço após trocar de roupa.
Além de austera, era ainda muito vaidosa. Saía para fazer o cabelo em Moema, onde morava, na zona sul de SP, mesmo quando estava em cadeira de rodas -passou a ter problemas depois de cair em casa e fraturar o fêmur, há cerca de quatro anos.
Mãe das gêmeas Maria Helena e Maria Cristina, criou as filhas sozinha. A primeira morreu aos 45 anos; a segunda, aos 55. Ambas foram vítimas de um derrame cerebral.
"Ela passou por situações difíceis e resistiu bravamente", afirma Marco. Para dona Helena, "a família estava no centro de tudo". Cuidou dos seis netos e, recentemente, dedicava atenção especial a suas duas paixões: Clara e Carolina, as bisnetas.
Há poucos dias, como lembra a família, tanto ela quanto a irmã, de 87 anos, sentiram-se mal e foram para o hospital no mesmo dia -as duas moravam juntas.
Dona Helena não resistiu e morreu no sábado, aos 86 anos, de insuficiência cardíaca. Deixa netos e bisnetos. A irmã passa bem.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.