|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Confusão marca estreia da motofaixa
No primeiro dia de operação da faixa exclusiva do corredor Vergueiro, motos ocuparam o espaço dos carros
Pedestres cruzavam via
sem perceber a nova
faixa; em ao menos dois
locais, ela tem largura
menor que a informada
MÁRCIO PINHO
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO
O primeiro dia de funcionamento da motofaixa do
corredor Vergueiro teve um
atropelamento, confusão e
ultrapassagens arriscadas.
A pista exclusiva de 3,5 km
criada pela gestão Gilberto
Kassab (DEM) do centro à zona sul de SP não conseguiu
atrair tantas motos para aliviar a 23 de Maio -o que só
deve ocorrer em três meses,
quando a circulação delas for
proibida nesse corredor.
Um dos objetivos da motofaixa é reduzir acidentes.
Mas ontem houve risco constante, tanto na travessia de
pedestres que desconheciam
a nova faixa como porque as
motocicletas não se separaram totalmente dos carros.
Diferentemente do que a
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) dizia, os
motociclistas deixavam a
motofaixa a todo momento.
A Folha verificou que ela
tem menos que os 2 m de largura informados pela prefeitura em ao menos dois pontos: na altura do largo da Pólvora, 1,54 m; na esquina com
a Barão de Iguape, 1,63 m.
"Ainda assim, é melhor
que andar entre filas de carros", defendeu Antonio Dias,
45, motoboy. "Mas ultrapassar na motofaixa não dá."
No primeiro dia da nova
pista, uma mulher de 71 anos
foi atropelada no final da manhã por uma moto quando
atravessava fora da faixa de
pedestres na av. Liberdade,
mas sem ferimentos graves.
Como ela, muitas pessoas
atravessavam ontem sem
perceber a motofaixa.
O mesmo problema ocorreu em 2006, na inauguração
da primeira motofaixa, na av.
Sumaré. Na época, houve
três feridos no primeiro dia.
"Quase atropelei uma mulher que parou na motofaixa
para atravessar. Só evitei porque estava devagar", contou
Luiz Cane, do Movimento
Brasileiro de Motociclistas.
Ele testou ontem a pista da
Vergueiro e viu problemas,
como a interrupção repentina da motofaixa que provoca
afunilamento entre carros e
motos perto do viaduto Beneficência Portuguesa.
A CET considera a estreia
da motofaixa positiva, mas
diz ser um "período de adaptação". Ela afirma que os dois
pontos mais estreitos foram
motivados pelo desnível da
pista e da sarjeta. Mas alega
haver espaço seguro porque
uma moto ocupa 85 cm.
Colaborou o "AGORA"
Texto Anterior: Há 50 Anos Próximo Texto: Governo de SP vai planejar transporte de São Caetano Índice
|