São Paulo, domingo, 03 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

HEITOR GERALDO MAGELLA COMBAT (1912-2011)

Maestro dos meninos de Cássia

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Desde que Heitor Geraldo Magella Combat fundara o coral em Cássia (MG), no começo dos anos 70, tudo funcionava de forma improvisada. Em 1994, sua iniciativa transformou-se num centro musical, que hoje atende 120 crianças. Para o maestro, foi a realização de um sonho.
Nascido em Bom Jardim, no Rio, estudou em Mendes (RJ) e na mineira Uberaba para se tornar irmão marista.
Poliglota, com domínio de inglês, alemão, italiano, espanhol, gregoriano e latim, formou-se em letras e deu aulas em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio.
Estudou também música, uma de suas paixões. Tocava piano e chegou a dirigir a Orquestra Sinfônica Experimental de Duque de Caxias.
Em Cássia, cidade que visitava frequentemente por ter parentes lá, conheceu Rejane, com quem se casou após deixar de ser irmão marista.
Mudou-se no começo da década de 70 para a cidade, onde, em 1972, fundou o Coral Pequenos Cantores de Cássia, filiado à Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, da qual foi presidente de 1991 a 1993.
Dois dos garotos que faziam parte do coral ele acabou adotando como filhos.
Segundo um deles, Werdy, o maestro era tranquilo e muito dedicado à música. O centro musical, só para meninos entre oito e 17 anos, tem ainda atividades esportivas. Heitor, flamenguista, adorava futebol, diz o filho.
Morreu no domingo, aos 98 anos, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Hoje, às 19h, haverá uma missa do sétimo dia na matriz de Santa Rita de Cássia, em Cássia. Deixa cinco netos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Tradicional escola de culinária, Cordon Bleu terá filial no Rio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.