São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Grupo gay ameaçar pichar suástica em placa de rua com nome de homofóbico

JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO

Uma rua de Salvador está no meio de uma polêmica entre a prefeitura e a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
A José Augusto Berbert de Castro, na periferia da capital baiana, ganhou esse nome em homenagem a um conhecido homofóbico da cidade.
A associação enviou na semana passada um ofício pedindo que a prefeitura revogasse a lei que batiza a rua com o nome do jornalista, escritor, crítico de cinema e homofóbico assumido.
Segundo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, durante anos o jornalista foi responsável por publicar no jornal baiano "A Tarde" frases como "matar veados não é homicídio, é caçada" e "mantenha Salvador limpa: mate uma bicha todo dia".
Mott afirma que, se a lei não for revogada até a próxima Parada Gay de Salvador, no dia 12 de setembro, o Grupo Gay da Bahia fará um ato de desobediência civil e pichará o símbolo da suástica sobre o nome do jornalista.
A também jornalista e neta de Berbert, Paula, chegou a pedir desculpas a Mott pelas declarações do avô. Ela conta que ele usava um boné com a inscrição "Berbert: Exterminador de Veados" para praticar corrida.
"Uma vez, vendo o filme "Brokeback Mountain" [sobre o amor entre dois caubóis gays], ele disse: "Olha lá! Começou! Que repugnante!'"
A neta, porém, diz que reduzir o avô, morto no último dia 22, apenas ao seu "ativismo às avessas" seria injusto.
Ele também era médico e, segundo a neta, o segundo autor baiano que mais vendeu livros em seus lançamentos, perdendo apenas para Jorge Amado, de quem era amigo.
O autor do projeto de lei que deu o nome do jornalista à rua, vereador Pedro Godinho (PMDB-BA), diz que não vê motivo para revogar a lei e que a homenagem se refere apenas à trajetória profissional do baiano.
"Já fui duas vezes à Parada Gay de Salvador e não concordo com as posições pessoais dele."


Texto Anterior: Investigação: Três oficiais são suspeitos de desvio de donativos em AL
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.