São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Enquanto nova onda de frio atinge São Paulo, gaúchos enfrentam neve

Vani Boza/Agência RBS/Folhapress
Família brinca na neve na cidade catarinense de São Joaquim, que fica na região serrana do Estado; sensação térmica chegou a -17°C no Rio Grande do Sul

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE
NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Enquanto o Sudeste do país espera uma onda de frio hoje, várias cidades da região Sul foram atingidas por neve ontem.
A capital paulista deve registrar hoje temperaturas entre 19°C e 12°C. A mínima, amanhã, deve chegar a 9°C, e a 8°C na sexta-feira.
Já no Sul, em três escolas estaduais gaúchas, o frio foi mais sentido pelos alunos que estudam em salas de aula improvisadas dentro de contêineres de metal.
Em uma dessas escolas, em Porto Alegre, cerca de um terço dos alunos achou melhor faltar às aulas ontem. Professores levaram agasalhos, cobertores e até aquecedores para aliviar a situação.
Na cidade, a temperatura foi de menos de 10°C. Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, pela manhã, a sensação térmica foi de -17°C.
A professora Karen Damasio diz que as crianças mal conseguiam escrever devido ao frio intenso no contêiner. "Eles não querem tirar a luva, é bem complicado."
O aluno Jordan, 12, do quinto ano, diz que um colega falta há uma semana pelo frio. "Não dá quase para mexer a mão."
O governo do Estado diz que a sala de lata é uma solução "nefasta" herdada da última administração e que vai desativá-las até o fim do ano.
Ontem, nevou em cidades turísticas, como as gaúchas Gramado e Canela e a catarinense São Joaquim. A neve atingiu ao menos outras nove cidades sulistas.
Moradores do Sul também sofreram com a aproximação de um ciclone extratropical da costa. No Rio Grande do Sul, ao menos 119 mil casas ficaram sem energia por causa da ventania.
Em Palhoça (região metropolitana de Florianópolis), o vento de 95 km/h arrancou os telhados de pelo menos 60 casas e de cinco escolas.
A previsão para hoje é de uma queda ainda maior nas temperaturas no Sul. Hoje, as temperaturas mínimas na região devem ficar em -3°C.


Texto Anterior: Federais veem alta de alunos com renda menor
Próximo Texto: Trânsito: Paulista e outras vias são bloqueadas para caminhada de centrais sindicais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.