São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Financiamento para universitário é reaberto

DA REPORTAGEM LOCAL

Os estudantes de cursos de nível superior que quiserem pedir financiamento poderão se inscrever no Fies (Programa de Financiamento Estudantil) até o dia 27 deste mês. O cadastramento, que foi reaberto ontem, deve ser feito nos sites www.mec.gov.br ou www.caixa.gov.br. Depois de fazer a inscrição, o aluno deve entregar o protocolo na secretaria de sua faculdade até o dia 30.
Serão concedidos até 40 mil financiamentos, que podem alcançar no máximo 70% do valor da mensalidade do curso. Apesar de os aprovados só assinarem o contrato com a Caixa Econômica Federal nos dias 28 e 29 de novembro, o financiamento é retroativo -começa a ser utilizado a partir das mensalidades referentes a julho deste ano. Os juros cobrados são de 9% ao ano (0,72% ao mês).
Para se candidatar, o estudante deve estar matriculado em uma das 1.305 instituições particulares cadastradas no programa. Não podem se cadastrar os cursos que tiraram apenas conceito D ou E nos últimos três provões (Exame Nacional de Cursos).
Entre os critérios de seleção dos candidatos estão renda e número de familiares, possuir ou não casa própria e já ter feito um curso superior. A existência de familiares com doenças graves ou que façam graduação em instituição particular também influi na aprovação do crédito. Para a assinatura do contrato, é preciso um fiador.

Formação de professores
Os recursos distribuídos entre os cursos e os Estados são proporcionais ao número de estudantes inscritos. Os cursos de licenciatura em educação física, biologia, ciências, história, geografia, letras, matemática, física e química receberão 15% a mais para incentivar a formação de professores.
Implantado em maio de 1999, o Fies financia atualmente cerca de 183 mil estudantes. A inadimplência afeta aproximadamente 3% do total de R$ 1,3 bilhão já liberado desde o início do programa.


Texto Anterior: Outro lado: Secretária do TO credita mudança a programa estadual
Próximo Texto: Unesp inicia inscrição para alunos carentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.