São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVERNO

Em São Paulo, capital registra 8,6C, a mais baixa do ano; frente fria provocou geada em Campos do Jordão

Sul registra neve e baixas temperaturas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

DA REDAÇÃO

Nevou ontem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo o 8º Distrito de Meteorologia, a primeira quinzena de setembro será de frio intenso no Rio Grande do Sul. Ontem pela manhã, o gelo cobriu telhados de casas, ruas, árvores e carros nos municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes. Também nevou em Lagoa Vermelha, Cambará do Sul, Gramado e Canela.
Em Lagoa Vermelha a sensação térmica chegou a -4C. A previsão é de mais frio e neve durante toda esta manhã. Em Bom Jesus e São José dos Ausentes, a temperatura foi de -3C. Em Canela e Gramado, onde já havia nevado anteontem, ficou no 0C. Hoje, segundo o 8º Distrito, haverá geada por todo o Rio Grande do Sul, fenômeno que deve ocorrer outras vezes nos próximos dias.
As temperaturas sobem na sexta-feira, mas caem novamente no sábado, quando o frio será acompanhado de chuva, com possibilidades de neve outra vez. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 5,8C. A explicação dos meteorologistas para a queda de neve é que houve ventos úmidos vindos do litoral que colidiram com massas de ar frio.
Em Santa Catarina, nevou em São Joaquim. Os termômetros marcaram -2,8C durante a madrugada. O fenômeno também foi observado em Bom Jardim da Serra, Campos Novos, Curitibanos, Friburgo, Lages, Urubici e Urupema. O frio deve permanecer forte, com possibilidade de geadas até mesmo nas áreas baixas da região metropolitana de Florianópolis, até quinta-feira.
O Paraná registrou, na madrugada de ontem, as mais baixas temperaturas do ano. Geou na maior parte do Estado. O frio foi mais intenso na região central, onde a temperatura caiu a quase -3C. Entre Rios (com -2,9C) e Guarapuava (-2,5C) foram as cidades onde os termômetros registraram as mais baixas temperaturas, segundo o Simepar (Serviço de Meteorologia do Paraná).
Ventos fortes impediram formação de geada na região de Curitiba, onde a mínima foi de 1,4C.

São Paulo
No Estado de São Paulo, as temperaturas também caíram na madrugada de ontem. A capital do Estado registrou a temperatura mais baixa do ano ontem: 8,6C. Segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), hoje a temperatura deve cair ainda mais, chegando a 7C.
De acordo com Edson Borges, meteorologista do Inmet, a queda na temperatura deve-se à chegada de uma frente fria acompanhada de massa de ar polar.
A frente fria provocou geada em Campos do Jordão (167 km de São Paulo) e derrubou em até seis graus as temperaturas na região da serra da Mantiqueira, onde a mínima registrada foi de 1C. Hoje, a previsão é que as mínimas fiquem em torno de 0C e volte a gear em Campos.
No litoral norte do Estado, uma ressaca no final de semana provocou ondas de até quatro metros de altura.


Colaborou a Folha Vale.


Texto Anterior: Aviação: Caixa-preta de avião é enviada à Embraer
Próximo Texto: Em um dia, chuva supera volume de 30 dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.